segunda-feira, setembro 11, 2023

What's left...

Fotos de paisagem humanizada. / Humanized landscape photos,

No Verão passado, a Europa foi atingida por sucessivas ondas de calor, que secaram rios e transformaram tantas zonas florestais e habitacionais em paisagens verdadeiramente Dantescas.
Neste Verão, novos máximos de temperatura foram mais uma vez atingidos, em termos globais, e acompanhados de fenómenos extremos.
Ainda sob os efeitos de um Verão mais fresco, desta vez com o anticiclone dos Açores a funcionar em pleno, este ano, no nosso país... fica mais fácil de deixar o testemunho, de como por estes lados, no ano passado, as áreas ardidas tanto se aproximaram de zonas habitacionais...
Aqui vos deixo o link, com a minha sugestão musical, para hoje... Blake Shelton - God's Country.
Fotos de Ana Freire.
"Somos a primeira geração a sentir o impacto das alterações climáticas e a última geração que pode fazer algo em relação a isso." (Barack Obama).

Last Summer, Europe was hit by successive heat waves, which dried up rivers and transformed so many forested and residential areas into truly Dantesque landscapes.
This Summer, new temperature highs were once again reached, globally, and were accompanied by extreme weather phenomena.
Still under the effects of a cooler Summer, this time with the Azores anticyclone in full effect this year in our country... it is easier to leave testimony of how around here, last year, the burned areas, got closer and closer to residential areas...
Here it stays the link with my musical suggestion for today... Blake Shelton - God's Country.
Photos by Ana Freire.
"We are the first generation to feel the impact of climate change and the last generation that can do something about it." (Barack Obama).

 

56 comentários:

  1. Mevsimler insanlarla beraber değişiyor son 3 senedir bir hüzün mevsimi yalnızca var sanki ...Bu yaz mevsimi yerini sonbahara bırakırken zamanın çok çabuk geçtiğini düşündüm

    ResponderEliminar
  2. Ana, infelizmente os efeitos de crise climática estão sendo vistos, vividos e lamentados com cada vez mais frequência! Triste de ver...A natureza cobrando o preço de tanto desrespeito e descaso!

    Obrigadão pelos lindos comentários.
    beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Boa noite de paz, querida amiga Ana!
    Impressionam os atuais efeitos climáticos que comecei a ouvir cotidianamente por volta de 2000 (pelo G7, G 8, na época) sobre como seria o futuro breve (2030) e não se deu a importância devida. Atualmente, o G20 se reúne para tentar amenizar ...
    Já dizem os geólogos também que é tarde ... que não dá mais tempo de salvar o planeta.
    Quero ser positiva, ter esperança, pois meus netos e bisnetos (e o de todos) precisam ter um mundo habitável...
    A aproximação dos incêndios nas áreas habitacionais é apavorante.
    Vi nos telejornais pessoas saindo aí em fuga de casa a se protegerem.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Saúde para sua mãe também.
    Beijinhos


    ResponderEliminar
  4. Olá , Ana, como tens passado? Antes demais, obrigada pelo teu carinho.

    O tempo dava vez é mais assustador. É uma dor de alma ver as noticias, sabemos que toca a todos. A sugestão musical é uma realidade. As imagens são tristes, mas a vida tem de continuar, de qualquer maneira!
    .
    Coisas de uma Vida || Recomeços e cansaços...

    Beijos. Boa noite.

    ResponderEliminar
  5. I love Blake Shelton !!!!!
    Concordo com Barack Obama.
    Se as grandes e pequenas potências não se esforçarem para melhorar o meio ambiente, as gerações futuros terão que enfrentar muitos mais obstáculos.

    ResponderEliminar
  6. Da pena como matamos la naturaleza en lugar de cuidarla. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  7. E ainda persistem uns patuscos a negar as alterações climáticas que todos experienciamos.
    Não vale a pena tentar incutir bom-senso nesta gente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É o que temos
    o que houve e haverá
    a vegetação renascerá
    só a desgraça e o horror ficará Ana.
    Um bom e belo dia com alegria pra vocês.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Para falar de alterações climáticas temos que apontar o dedo ao Ser Humano, verdadeiro responsável por tudo o que tem vindo a acontecer de há umas décadas a esta parte.
    Gostei da música!
    Beijinhos, Ana.

    ResponderEliminar
  10. Lindas citações de Barack Obama e, oh, tão verdadeiras.
    Aqui também tivemos uma onda de calor esse mês, hoje pela primeira vez fez um pouco mais de frio, ainda bem que o calor já passou, você não pode fazer o que quer e dormir é um desastre.
    Nós, seres humanos, devemos intervir agora, caso contrário será tarde demais, as grandes empresas continuam a emitir lixo que deixa as pessoas doentes. Infelizmente, nada está sendo feito sobre isso ainda.
    Acho que eles podem fechar essas fábricas.
    Desejo a você uma linda semana.
    Saudações da Irma

    ResponderEliminar
  11. Hello, Ana! I don't like heat. I hate heat! Be strong, Ana! I hope all is well with your Mom.

    ResponderEliminar
  12. Realmente, Ana, é triste e lamentável ver as consequências das irresponsabilidades. Você nos trouxe uma postagem ótima para refletirmos e sondarmos o que cada um pode fazer a respeito. Sempre há tempo para tomar uma posição prudente em relação a algo devastador.
    Boa continuação da semana... Bjs

    ResponderEliminar
  13. É muito triste ver isso, as alterações climáticas acontecem por causa do homem que não cuida, Ana bjs.

    ResponderEliminar
  14. Boas , as fotos , com um texto muito interessante e uma citação também interessante de Obama.

    Desejo-lhe uma semana muito boa, Ana, beijinhosss :)



    ResponderEliminar
  15. As imagens fazem doer o coração...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. es fuerte ver como las altas temperaturas han arrasado con la naturaleza son unas fotografias impactantes

    ResponderEliminar
  17. Recuerdo haber hecho un comentario a esta entrada y ahora no aparece. Mira en la lista de los comentarios, a ver si lo han metido como spam..
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  18. Lugar paradisíaco e incrível! Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  19. It's a shame that some people do not take climate change seriously. Nature is paying the price and that is sad. You can see the damage it is causing in your photos. I like Obama's quote. Have a wonderful rest of the week, my friend.
    I send a big hug!

    ResponderEliminar
  20. Bela quarta feira com alegria
    e toda a harmonia pra vocês em bom dia, beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  21. Es terrible lo que está sucediendo con el cambio climático, verano de sequías y ahora inundaciones por todos lados, y pienso como Obama, que quizás esta pueda ser la última generación que pueda hacer algo, porque creo que estamos llegando o hemos llegado ya a ese punto de no retorno.
    Muy bonita entrada, amiga Ana.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  22. Os incêndios, a seca, as alterações climáticas são o grande flagelo do nosso tempo, esperamos que se tome consciência das instituições e das pessoas que podem fazer algo para remediar tantos danos para todos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. OLÁ ANA fico sempre muito feliz e orgulhosa quando leio estas palavras em forma de elogio:
    Fiquei rendida às suas belas imagens, Ester... à beleza de todas as estruturas dos Pavilhões... à incrível Fonte... e à maqueta, que nos dá uma dimensão da área do Parque... que é absolutamente impressionante!
    Adoro ser assim...se mostro onde andei é para explicar o que é, como é, pois é como gosto que os outros também façam para eu poder entender certos lugares do mundo...se há coisa que ODEIO é as pessoas "despejarem" as quinhentas fotos do telemóvel tortas e muitas sem qualquer qualidade para o blog ou para o Facebook ou mesmo o Instagram, só para mostrarem que foram lá mas nada explicam, acho mesmo um horror e uma falta de respeito para quem vai ver...eu assim que vejo essa atitude, nem perco tempo a ver o resto da propaganda...viro logo costas. Não alimento egos doentios!

    Lógico que anda por lá (Rússia) muita gente transtornada emocionalmente
    Como está a Mãe agora? melhor?

    Embora a 2ª foto seja a mais triste, está fantástica na sua beleza!
    Pois é verdade, mas as pessoas continuam a não ter o cuidado diário com o Planeta. - "Somos a primeira geração a sentir o impacto das alterações climáticas e a última geração que pode fazer algo em relação a isso." (Barack Obama).
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Hello,
    I wish more people would take climate change seriously. It is sad to see damage done by the wildfires. The heat waves and droughts around the world have damaging too. I like Obama's quote and Blake's song. Take care, have a wonderful day!

    ResponderEliminar
  25. Não sei se ainda estamos a tempo de corrigir aquilo que foi provocado pelos habitantes deste nosso planeta. As fotografias até magoam e tudo o que está a acontecer pelo mundo também.
    Tudo de bom, minha Amiga Ana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  26. Pues hagamos algo YA. Por qué nos empeñamos en destruir cuando tanto nos ofrece la naturaleza.
    Que buenos días hemos pasado en Figueira.
    Buen jueves Ana.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  27. Oi, Ana.
    Os efeitos das alterações climáticas são visíveis e nós somos os culpados. Aqui também está bem estranho. Em um dia faz um calor de quase 40ºC em pleno inverno e no dia seguinte faz 19ºC (o que é bem frio para os padrões da minha cidade) e com muita chuva. A natureza já está nos mostrando que precisamos mudar nossos costumes ou só irá piorar e não teremos mais um lugar para vivermos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Bom fim de Semana com alegria
    e toda a harmonia em dia Ana *,~`)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Olá Ana, infelizmente a mãozinha do ser humano tem muita culpa do que está a acontecer. Excelente escolha musical.
    Beijinhos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  30. Boa noite de quinta-feira Ana. Obrigado pela visita e comentário. As mudanças climáticas são sentidas em todo mundo. Muita paz e saúde para você e sua família.

    ResponderEliminar
  31. É todos os anos a mesma coisa, quanto aos fogos. Os governos sucedem-se e continua tudo na mesma. Se quisessem mudar algo, de verdade, já tinham mudado.
    Veremos o que nos traz o futuro.
    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  32. Oiee Ana! Realmente as mudanças climáticas estão a todo vapor... não é nada fácil!
    Bom setembro para ti!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  33. Pois é a temperatura está a aumentar, há que pôr um travão a este descalabro.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  34. as alterações climáticas e o homem com sua parte de culpa.
    bom domingo

    ResponderEliminar
  35. Oi Ana, de fato é muito triste o que temos visto acontecer .A natureza devolvendo
    a forma como tem sido tratada , desde a tempos passados e presentes.Nada se faz para corrigir os desastres dos nossos rios , das nossas florestas sendo devastadas a qualquer custo. Aqui estamos chegando no verão e já estamos presenciando muitas enchentes destruindo as cidades até no sul onde a temperatura sempre foi generosa . Vamos acreditar ,Ana que o pior ja tenha passado . Um abraço grande e meus agradecimentos pelo carinho sempre tão singular e presente junto a todos nós. Sua amizade é muito importante para mim, abrace sua mamy e te abraço forte também.Com carinho.

    ResponderEliminar
  36. Olá Ana!

    Infelizmente a natureza cobra seu preço.
    Tenha uma semana repleta de luz
    abraços Loiva

    ResponderEliminar
  37. Oi, Ana, é verdade, não dá para esquecer os dois últimos verões da Europa,
    acompanhamos todos os dias aqui. É o mundo respondendo tudo o que recebe dos inquilinos - nós! E, penso eu, situação muito difícil de resolvermos, foi longe demais a irresponsabilidade e a ganância. Mas, exercitar a nossa esperança, Ana, é sempre bom. Muita tragédia pelo mundo todo, que lástima. E pode piorar bem mais se não houver conscientização.
    Uma ótima semana pra você, melhoras para sua mãe!
    Beijinhos! 🌹

    ResponderEliminar
  38. Bom dia com alegria
    boa semana em harmonia, pra vocês
    chapéu de chuva à mão
    para raios e agasalhos por solução *,~`) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Olá Ana!

    É arrepiante como as alterações climáticas tem alterado todo o nosso planeta. E a verdade é que pouco parece que se tem feito a respeito.
    O que o Barack Obama disse é uma verdade absoluta. Mas não me parece que se vá fazer alguma coisa para mudar. É triste, mas são os políticos que temos.

    Tenha uma ótima semana, beijinhos 😊

    ResponderEliminar
  40. E depois das ondas de calor vieram as ondas de chuva com inundações em muitos locais. Só na Líbia choveu cerca de 40 cm / m2 apenas numa hora.
    Sempre houve ondas de calor e inundações, mas não tão frequentes como agora. As alterações climáticas estão cada vez mais em cima de nós.
    Magnífico post, gostei.
    Boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  41. É bem verdade! Um tema que coloca bastante respeito e urgência de ações...

    ResponderEliminar
  42. Belo dia
    mas com alegria
    e toda a fantasia colorida
    de Outono, quase a chegar. Beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  43. Paisagens incríveis. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  44. Bom dia com alegria
    que é já sexta feira
    e o fim de Semana
    no ar também Ana.
    Belo dia pra vocês
    e boas rotinas também com a Mamã. Beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  45. É necessária força, hombridade e coragem para se fazerem correcções. Primeiramente, a nível de quem dirige que vem demonstrando impreparação gritante...
    Bom trabalho Ana.
    Parabéns.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  46. Ojala el otoño, con sus bellos colores, nos traiga una lluvia mansa, tan necesaria...
    Un abrazo, amiga

    ResponderEliminar
  47. Kalinka13 de setembro de 2023 às 19:37
    OLÁ ANA estive aqui já este mês de setembro, por isso não tenho nada a dizer sobre o post, ficou tudo dito
    Como está a Mãe agora? melhor?
    Embora a 2ª foto seja a mais triste, está fantástica na sua beleza!
    Quando quiser visitar-me, há artigos novos aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  48. Antes de mais, Ana, quero agradecer-te as visitas feitas ao Começar de Novo, sempre muito carinhosas e atentas, com o cuidado de ler e comentar todos os posts. Quanto ao clima, não teremos tempo de corrigir tantos estragos feitos até hoje, mas tenho esperança de que os consigamos amenizar. O nnosso país, a cada verão, vai ardendo mais um pouco e, enquanto não houver fiscalização séria e penas pesadas para os incendiários, as fotos que quiseres tirar à nossa paisagem, serão sempre negras, como esta que partilhaste. Muito triste, mas o poder e a ganância " falam mais alto". Amiga, continuarei em pausa, mas, sempre que puder, visitarei os amigos. Desejo-te uma boa semana, principalmente com saúde para todos aí em casa. Beijinhos e obrigada
    Emilia

    ResponderEliminar
  49. Querida Amiga, o meu comentário saiu como " anónimo " ; fiz aqui alguma asneirinha e peço desculpas por isso. Um beijinho e tudo de bom, com alegria e saúde
    Emilia

    ResponderEliminar
  50. Boa Semana Outonal com alegria
    e bom dia em harmonia pra vocês Ana, beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  51. Infelizmente vamos começar a assistir cada vez mais, a extremos climatéricos que trazem com eles destruição e morte.
    Pertinente reflexão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Hola Ana. Es una triste realidad con difícil solución. Besos

    ResponderEliminar
  53. Belas imagens, as humanizadas
    Que inspiram o aconchego e a ternura
    Solidária na paz de quem procura
    A bem-aventurança vislumbrada
    Numa fraternidade consagrada
    Por princípios de fé entre os iguais
    Seres humanos feitos ancestrais
    Que passaram a mostrar que a vida é nada.

    Bela postagem, estimada Ana. Minha gratidão pelas palavras deixadas em meu espaço humilde. Deus seja louvado. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
  54. Hola Ana.
    Es realmente preocupante y no veo yo que se pongo el suficiente empeño en solucionarlo. Aquí tendríamos que estar ya con frío y alguna helada y estamos rondando los 30 grados y 12 de mínima. Un abrazo enorme

    ResponderEliminar
  55. Es de esperar que la tierra renueve su suelo, triste es ver todo así...aquí ha causadoi estragos en feroces incendios todos los años lo mismo, y lo que es peor son provocados...ahí vez como está la conciencia deshumanizada...que algunos le da lo mismo quemar a sus propias familias y restarles las fuentes de trabajo, una tragedia que después culpan a otros...así de torcido están muchas cosas.
    Son millones de pérdidas para un país que luego se resiente en menos bienes, mas hambre y abandono.

    Pidamos por que eso realmente cambie alguna vez.

    ResponderEliminar