quinta-feira, março 19, 2020

Spring in confinement...

Fotos de objectos. / Objects in photos.

Como já todos se terão apercebido, no momento... estamos todos a nível mundial, a travar a batalha das nossas vidas, (em que poderemos ser infectados, ou podermos ser potenciais agentes de infecção, dos que nos são mais próximos, ou dos demais, com quem contactamos no dia a dia), contra um inimigo invisível, potencialmente mortífero, que pode proporcionar uma fibrose pulmonar, irrecuperável, no espaço de 48 horas, para alguns.
Segundo estudos mais recentes, este vírus, pode perdurar 2 ou 3 dias em superfícies de plástico ou aço inoxidável, 24 horas em superfícies de cartão, e pode durar até 3 horas no ar, podendo ter um raio de alcance, de 4 a 5 metros. Aliás, como poderão comprovar... AQUI.

Começam agora a entender a necessidade de filtrar o ar que respiram, em espaços públicos, e nos quais, eventualmente podemos não conseguir garantir o distanciamento de segurança, o civismo ou a responsabilidade, de quem está em nosso redor?
As máscaras, estão escassas por todo o lado... e no momento, as que existem, deverão estar ao serviço de todos os profissionais, que estão na linha da frente, a combater este vírus, o melhor que podem, muitas vezes, com meios também inadequados, ou insuficientes.
Na Net, há imensos vídeos que ensinam a fazer máscaras... sejam criativos, e façam algo, que vos poderá livrar de muitos apuros...

Enquanto vacinas não chegam, para toda a gente... mentalizem-se de que a forma mais segura de andar em espaços públicos, com gente por perto, nos próximos tempos, será com algum tipo de protecção respiratória... protecção essa... que uma vez colocada... deve ser depois retirada com todo o cuidado, só voltando a ser usada, depois de devidamente lavada e desinfectada, se optarem por máscaras caseiras.
Relativamente à vantagem/necessidade de se andar sempre de máscara... deixo-vos um link, com um artigo que me parece extremamente esclarecedor... ora espreitem... AQUI.
Pesquisem na Net, tudo o que vos possa ser útil, e em fontes credíveis.
Não desvalorizem esta epidemia. Vejam o que está a acontecer em Itália e Espanha... em que o número de vitimas, já ultrapassou, as ocorridas na China, onde teve início este surto epidémico.
E a minha sugestão musical de hoje, aqui fica... Brahms - Hungarian Dance nº1.
Foto de Ana Freire.

Cuidem-se! Pois, se cada um cuidar bem de si mesmo... a vida de outro alguém, poderá ser poupada!...
Evitem ao máximo, andar em espaços públicos!

Como já todos se terão apercebido, no momento... estamos todos a nível mundial, a travar a batalha das nossas vidas... / As everyone will have noticed, at the moment... we are all at a global level, fighting the battle of our lives...
Primavera em confinamento... / Spring in confinement...

As everyone will have noticed, at the moment... we are all at a global level, fighting the battle of our lives, (in which we can be infected, or we can be potential agents of infection, of those closest to us, or any of the others, with whom we come into contact on a daily basis), against an invisible, potentially deadly enemy, who can provide irrecoverable pulmonary fibrosis within 48 hours for some.
According to more recent studies, this virus can last 2 or 3 days on plastic or stainless steel surfaces, 24 hours on cardboard surfaces, and can last up to 3 hours in the air, with a range of 4 to 5 meters.

Are you now beginning to understand the need to filter the air you breathe in public spaces, and in which, eventually, we may not be able to guarantee the safety distance, the civility or the responsibility, of those around us?
Masks are scarce everywhere... and at the moment, the ones that exist, should be at the service of all professionals, who are in the front line, fighting this virus, the best they can, often, with also inadequate or insufficient means.
On the Net, there are lots of videos that teach you how to make masks... be creative, and do something, that can get you out of a lot of trouble...

While vaccines do not arrive, for everyone... be aware that the safest way to walk in public spaces, with people around, in the near future, will be with some type of respiratory protection... protection that once placed... must be carefully removed afterwards, only to be used again, after being properly washed and disinfected, if you choose homemade masks.
Search on the Net, everything that may be useful to you, and in credible sources.
Do not devalue this epidemic. Look at what is happening in Italy and Spain... where the number of victims has already exceeded those in China, where this epidemic outbreak began.
And my musical suggestion for today, here it stays... Brahms - Hungarian Dance nº1.
Photo by Ana Freire.

Take care of yourself! Because if each one takes good care of himself... someone else's life, can be spared!...
Avoid walking in public spaces as much as possible!

156 comentários:

  1. Muito giro!!!
    Enquanto lavamos as mãos, vamos cantando os Parabéns a Você duas vezes que prefazem os tais 20 segundos!
    Para ajudarmos os nossos países e as nossas comunidades, devemos observar à risca as recomendações dos nossos profissionais de saúde. Aqui, tal como em todo o lado, suponho, estão a dar extrema importância ao distanciamento social de 2 metros.
    Li muitos livros de Allende, mas esses ainda não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo está super engraçado! Muito expressivo... tinha que o partilhar por aqui!... :-))
      Felizmente, Catarina... tanto aí, como aqui, temos em órgãos de governo, pessoas de bom, senso!...
      Allende... uma autora que aprecio imenso!... Gostei imenso destes que li, mais recentemente!...
      Beijinhos! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  2. https://www.kinrooiwebradio.be/ -,*``````

    Conselhos e boa literatura
    musicas e fotos também
    são Sol que dura `.º))))))))

    Boa e feliz noite de Clausura pra vocês
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, só consigo aceder a esta página de rádio, com um livro de instruções ao lado!... :-)) Já tentei lá ir, há tempos... e não entendi nada!... Há-de me explicar como funciona esta página...
      Um beijinho grande! Feliz semana em modo clausural... que é para o Covid, não nos fazer mal...
      Ana

      Eliminar
  3. Muito bem colocado tudo,Ana! Esse vírus e suas crise não pode ser subestimado! Estamos todos no mesmo barco e esperamos sair e chegar bem ao porto da saúde e cura! Feliz Primavera bem saudável pra vocês daí e daqui, nosso Outono! beijos, chica e cuidem-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chica, pelo carinho e incentivo de sempre!
      Que as próximas semanas se revelem menos preocupantes para todos, são os meus votos!
      Um beijinho grande! Tudo de bom, por aí também!
      Ana

      Eliminar
  4. 2020 yılı dünya için unutulmaz bir yıl olacağını belli etti. Umudum bu durumun bir an evvel biteceği ve güzel günlerin bizimle olacağı... Türkiye'den selamlar Ana 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Asli! De facto, 2020, parece ser um ano, que ficará mesmo na memória do mundo!... Esperemos que os meses seguintes, se revelem menos preocupantes!... Mas por enquanto... ainda estamos todos no início de uma longa batalha, contra este vírus!... Todos temos de fazer a nossa parte, e cumprir as orientações que nos forem dadas, para melhor o combater!...
      Beijinhos! E votos de tudo a correr pelo melhor por aí!
      Ana

      Eliminar
  5. Oi,querida Ana!Acho que as lindas flores de porcelana são para mim pois adorei vê-las!Posso dar uma sugestão de leitura?"As chaves do reino",de A.J. Cronin.Achei muito bom.Que Deus proteja a todos nós.Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Maristella! Que bom, que gostou!... Assim que tudo voltar a normalizar um pouco mais... retomarei a colocação por aqui, dos links dos blogs dos amigos... e nessa altura, um post com porcelanas, será associado ao seu espaço... fica desde já prometido!...
      Já anotei a sua sugestão literária... e creio já ter estado com esse livro na mão, faz pouco tempo... porque o nome e o autor, não me soam nada estranhos!...
      Um beijinho grande! E votos de tudo a correr o melhor possível, também por aí!
      Ana

      Eliminar
  6. Querida Ana, por aqui as folhas e flores estão a cair, é o nosso Outono que bem sabemos vem com cara de Inverno e possíveis chuvas com seus estragos. E diante deste misterioso vírus estamos em situação complexa no Brasil, com a população em clima de abastecer seus alimentos com uma previsão de isolamento. Há uma falta total de Álcool em Gel e as mascaras, que as pessoas estão a usar independente de suspeitas, o que tem sido criticado por médicos e agentes de saúde, é o verdadeiro salve-se quem puder. Agora o presidente acordou e medidas estão sendo tomadas no sentido do "ficar em casa". O Brasil não tem leitos e agentes para uma pandemia.
    Enfim amiga, fico o cuidar-se para proteger e que Deus nos proteja.
    Gostei de ver Isabel Allende na foto.
    Que a Primavera seja lembrada como estação das flores.
    Cuide de mamãe mais ainda.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas noites, Toninho! Nenhum país pode afirmar que está preparado para uma epidemia assim, que se instalou super rápido em todos o lado.
      Por aqui, o álcool, também se tornou uma miragem, faz várias semanas... e as máscaras... estão todas a ser encaminhadas, para os hospitais, e profissionais de saúde e de transportes de doentes! Temos de ser criativos, e em último caso, fazê-las em casa... mas há numerosos vídeos na Net, bastantes bons, que já são uma boa ajuda para tal!...
      Que bom, saber que por aí, a maior parte do povo, está seguindo as orientações do vosso Ministro da Saúde!... Sobre o vosso presidente... não tenho nem palavras para dizer o quão inqualificável acho, que tem sido a sua postura, desde o início da epidemia por aí!...
      Esperemos que as próximas semanas se revelem bem mais leves... mas creio que ainda estamos muito no início de uma grande batalha, contra este flagelo, que assolou o mundo...
      Tudo a correr pelo melhor, por aí! Grata pela força e amabilidade, da sua presença e palavras, Toninho!
      Beijinhos!
      Ana

      Eliminar
  7. Boa noite de saúde e paz, querida amiga Ana!
    Estou no confinamento total aqui,mas o que me acalma são os mais momentos de oração ao longo do dia.
    O vídeo é muito bom!
    Ah! Minha amiga, como sonho em acordar e ouvir na tele, tudo passou... O corona foi para o fundo dos oceanos e nunca mais voltará.
    Minha querida, vamos interceder pelo nosso ânimo e que tudo isso acabe logo.
    Tenha dias abençoados e proteção contra o vírus impiedoso!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Roselia!
      Por aqui, estamos também em clausura... e cumprindo à risca o mais possível todas as medidas de precaução... que tomam imenso do meu tempo agora!... Mas tem de ser... pois não dá para arriscar a saúde da minha mãe... e aqui em Portugal, este vírus está mesmo a dar conta dos mais idosos e vulneráveis...
      A mim, também ainda me custa a crer que tudo isto esteja a acontecer... mas não dá como aligeirar a situação por enquanto... pois temos mesmo de estar focados, em todos os perigos, que a mesma represente!... O mais difícil, foram as primeiras semanas... depois das rotinas normais terem sido severamente alteradas drasticamente num curto espaço de tempo... agora, que a "anormalidade" já está mais rotineira e instalada para continuar... já tudo se torna um pouco mais suportável... com a higienização constante, da casa, e das compras que chegam do exterior levadas ao limite... aqui, não tenho paciência para encomendar coisas on-line... havendo listas de espera para uma série de dias... e assim, não me entendo. Prefiro perder uma manhã, ou uma tarde, numa sessão de compras, a cada duas semanas... mas trajada a rigor, em modo anti-vírus, e trazer logo tudo o que preciso!...
      Um beijinho grande! Estimando que se encontre de saúde, assim como todos os seus!... Conto amanhã passar com tempo, pelos seus cantinhos! Votos de uma semana, o melhor possível, dadas as actuais circunstâncias...
      Ana

      Eliminar
    2. Apesar de adorar sua visita, espero sem pressa pois você tem inúmeros a visitar e quando chega por lá, vai inteira, minha amiga.
      Cuide-se bem, querida.
      ��������️������������

      Eliminar
    3. Grata, uma vez mais pela atenção e compreensão, Roselia!
      Um beijinho grande! Continuação de uma boa semana, por aí!
      Ana

      Eliminar
  8. Olá Ana!
    É muito preocupante o que está acontecer! Todos temos que ter consciência e tomar atitudes responsáveis para o bem da humanidade! Nós já estamos em casa. Ando com muito medo dos meus... :( Já fiz duas máscaras com guardanapos de papel e cá em casa ainda se riram de mim! Com fé, mas sobretudo com a nossa obediência, tudo irá ficar bem. Assim esperamos.

    -
    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália! De facto, estamos a passar por uma situação única... mas por esta altura, já temos muita informação, que pode ser usada a nosso favor, para darmos luta a este vírus e defender os nossos, o mais possível!...
      Máscaras de papel, uso-as quando preciso de limpar aqui as escadas do prédio, e a porta de entrada de casa... para as compras, ainda tenho um lote das cirúrgicas... e quando esgotarem... vou optar mesmo por máscaras caseiras, se outras ainda não se conseguirem comprar em lado nenhum!...
      Tenhamos esperança, que as próximas semanas, se revelem menos preocupantes!...
      Um beijinho grande! E tudo a correr pelo melhor, também por aí!...
      Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  9. Não sabia que " e pode durar até 3 horas no ar, podendo ter um raio de alcance, de 4 a 5 metros. "
    Eu cuido-me, Ana, mas...
    Há sempre um "mas".


    Um beijo muito amigo e obrigado por essa do ar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta virusice é mesmo muito artilhada, João! Por isso, há mesmo que ter o máximo de cuidado!
      Um beijinho grande! E tudo a correr pelo melhor por aí!
      Ana

      Eliminar
  10. La noi e... ca la noi. Specula, furt, minciuni, nepasare. Vai de natia noastra!
    Salutari din Brasov!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se já não chegassem todos os outros males de que o mundo padece... chegou mais este... e provavelmente com actualizações anuais... se se comportar como o vírus da gripe!...
      Enfim! Todos os dias se aprende mais um pouco, sobre este vírus... veremos o que as próximas semanas nos reservam!...
      Enquanto isso... todos nos devemos cuidar ao máximo, para o evitar!... E preservar a vida de outros!...
      Um grande abraço, Robert! E tudo a correr pelo melhor por aí! Muita saúde para todos aí!...
      Ana

      Eliminar
  11. We have the same problem all over the world
    I hope everyone uses their minds.
    We only go outside for a walk, my husband does the shopping and immediately disinfects his hands.
    I also belong to a risk group.
    Best regards Irma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It is amazing, how this virus reached the 4 corners of the world, in such a short time!
      And in addition to the well washed hands, Irma... don't forget that all purchases must be disinfected, item by item...
      My mother belongs to a risk group, as well!...
      Let's hope that the next few weeks turn out to be less worrying!
      All the best! A big kiss!
      Ana

      Eliminar
  12. O mundo está assustador....tempos difíceis de incertezas e inseguranças...
    Nunca imaginei passar por isto..

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, Isa, imaginei tal!... Todo o mundo estava longe disto!...
      Enfim! Tempos incertos... com os quais teremos de conviver ainda por algum tempo... até uma vacina ser encontrada!... Mas seguindo as recomendações, em princípio, havemos de conseguir ultrapassar isto!...
      Beijinho! Votos de uma semana, o melhor possível!
      Ana

      Eliminar
  13. Tenho sido cuidadosa Ana!
    ... Tenho flores de porcelana num pequeno quadro com mais de 60 anos!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos todos de ser, Graça, ultra cuidadosos... especialmente com este vírus, sobre o qual já tanto se conhece... mas de que tanto ainda se desconhece também... essa é a parte mais preocupante!... :-(
      Também tenho flores de porcelana em quadros... mas no caso, serão bem mais recentes!... Qualquer dia, talvez tenha oportunidade de mostrar, por aqui!... Já que o modo quarentena, ainda prosseguirá por mais algum tempo... e certamente, continuará a ser tema por aqui...
      Beijinhos! E cuide-se bem por aí, Graça!
      Ana

      Eliminar
  14. Hello Ana,
    We must have hope and stay calm, safe and healthy! Take good care of yourself. Wishing you a happy day and weekend!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, dear Eileen!
      We must hope for the best, but we must prepare for the worst... especially in the face of something that is not yet well known...
      Thank you so much, for your kind words and visit!
      A big kiss! Wishing you a nice week!
      Ana

      Eliminar
  15. Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém...
    Ana, um bom fim de semana, em segurança.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Jaime! E muito menos agora, numa altura, em que todos os cuidados, nunca serão demais!...
      Muito obrigada, pela atenção e simpatia de sempre!
      Beijinho! Votos de uma semana, o melhor possível, dadas as actuais circunstâncias!...
      Ana

      Eliminar
  16. Aunque sigo publicando, sigo confinada en mi hogar. Mis archivos son amplios y tengo bastante material.

    muy buena la foto del interior, para indicar que no debemos salir de casa, duestión que ya de sobras la tengo asumida.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Antónia, pela atenção e incentivo!
      Ainda ficaremos confinados, mais algum tempo, por aqui também... esperemos que as coisa melhores em breve!... Mas creio que todos só ficaremos bem menos sobressaltados, quando houver uma vacina!... Esperemos que não tarde!... Agora diz-se que na Grécia, já poderá haver uma vacina desenvolvida até Setembro... mas até ser desenvolvida em grande escala... demorará mais uns meses, certamente...
      Enfim! Vamos vivendo um dia de cada vez!...
      Beijinhos! Votos de uma semana, o melhor possível!
      Ana

      Eliminar
  17. Aqui, Ana, seria Outono.
    Mas aqui continua Verão.
    Detesto Verão.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que este ano, também irei detestar o Verão!... Especialmente, por já me estar a mentalizar... que nem mesmo nessa altura, será muito seguro ir a lado algum... especialmente com a minha mãe atrás...
      Decididamente... 2020, será um ano... bem diferente de todos os demais!...
      Mas oxalá, me engane... e descubram algum medicamento, que nos alivie deste inferno, em que todos mergulhámos!...
      Beijinhos! E tudo a correr pelo melhor, também por aí!...
      Ana

      Eliminar
  18. This message is very powerful. Thank you for sharing. Also this photo is so beautiful.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/03/kerastase-resistance-masque_20.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, for stopping by!
      Stay safe! All the best!
      Ana

      Eliminar
  19. Olá Ana querida!
    Obrigada pelo conselho, saber mais um pouquinho nunca é demais, há sempre várias formas de prevenção se soubermos ser criativos neste batalhar de todos nós contra este maléfico e pandemico Corona vírus. Amiga estamos todos nas mãos de Deus e todo o cuidado e desinfecção é pouco para esta estirpe que estendeu no mundo.
    Beijinho de paz e luz e bênçãos de Deus se espalhem no mundo inteiro.
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luísa!
      No momento, o mundo inteiro está refém desta virusice... dos países mais pobres aos mais ricos... ninguém pode afirmar que estará livre disto!...
      Pelo que medidas de precaução e prevenção, terão mesmo de estar na ordem do dia... e para vários meses, receio bem...
      Esperemos que as próximas semanas, se revelem mais esperançosas e menos preocupantes, para todos!
      Um beijinho grande! Grata pela atenção e carinho de sempre!
      Votos de tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  20. Oi Ana
    Estava alguns momentos aqui lendo as postagens anteriores e percebo quão é necessário esses alertas em momentos difíceis.Conversando com uma amiga que mora em Portugal ela me falava que os portugueses são obedientes e educados que as ruas estao desertas e o acolhimento aos pedidos das autoridades sao bem aceitos .
    Isso me passou um pouquinho de inveja,porque aqui para esvaziar as praias tem sido preciso colocar policiais e alto-falantes implorando que saiam e fiquem em casa.
    Os números vão crescendo a cada dia, felizmente tivemos um folego para fechar comercio escolas restaurantes e áreas populares, antes que tudo iniciasse. No que chegou só aumenta a cada dia.
    E estamos todos sobressaltados porque não há estrutura para um maior numero de doentes.O medo é esse,um país com esse tamanho e com um percentual grande de pobreza,irá ao caos se a população nao permanecer em isolamento social.
    E em meio a isso,o Outono chegando para trazer dias amenos.Isso, é consolador!
    E, se Deus quiser os povos serão abençoados com remédios eficazes.
    Obrigada pelos alertas tao bem pensados e coerentes.
    Beijos e fica bem,Aninha junto da famíla querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Lis!
      De uma forma geral, os portugueses têm sido cumpridores... mas umas transgressõezitas ainda se fazem, infelizmente... agora em tempo de Páscoa, por exemplo... muita gente, ainda se fez à estrada, rumando para o Sul do país...
      Nenhum país do mundo, Lis, está verdadeiramente preparado para isto... mas tudo passa, por uma gestão racional dos limitados meios hospitalares disponíveis, um povo alertado e colaborante, dirigentes firmes e conscienciosos... e supostamente... tal estaria ao alcance de todos... mas na prática... é aquilo que se sabe... e até os países mais ricos do mundo... estão a braços, com uma crise de saúde pública, fora do controle... como os Estates, por exemplo...
      Felizmente por aí... têm um excelente Ministro da Saúde, que está a fazer passar preciosas orientações, ainda que contrárias a certas vozes dissonantes... que vão até contra as orientações básicas da OMS... e continuam afirmando, que isto é um resfriadinho... e só promovem a desorientação do povo, e o descaso na epidemia...
      Isto ainda será um processo longo para todos, infelizmente, Lis, mas aplicando as regras de precaução... e adoptando comportamentos de segurança... podemos ganhar tempo, até que uma vacina seja encontrada... e todos os dias, se fala que mais e mais equipas médicas, em vários países, estão na corrida, para a encontrar... por isso... se pouco podemos fazer, para que o comportamento colectivo mude, dadas as circunstâncias... só podemos é zelar pela nossa própria saúde... e tentar ganhar o tal precioso tempo... até que um medicamento ou vacina, venha travar tudo isto, um pouco mais...
      Um beijinho grande, Lis! Estimando que se encontre bem, assim como a demais família!... E vamos todos torcer, para que esta fase ruim, passe o quanto antes... e enquanto isso... Precaução! Precaução! Precaução!... É só no que podemos apostar, nos tempos mais próximos!...
      Tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  21. Olá, Ana, é verdade, estamos meio nervosos, quando a 'coisa' começou por aqui (chegou um pouquinho mais tarde)o país teve mais tempo de se estruturar, e nós fomos ao supermercado, pois não sabíamos quantos dias ficaríamos em casa. As pessoas estavam muito ansiosas, triplicou o movimento, pois é algo desconhecido, um inimigo invisível que não sabemos quando e onde iria atacar. Mas o Brasil está se estruturando, equipando os hospitais com mais leitos, suspendeu muitas coisas, e outras tantas fecharam por tempo indeterminado. Mas desejo para nós e todos os países afetados, praticamente o mundo todo, que volte a ficar bem, um mundo de alegria. Um mundo melhor onde será possível vivermos bem. Quando sairmos dessa, tenho certeza que sairemos fortalecidos e com uma cabeça, quem sabe, diferente, mais humana e solidária. E dando mais valor ao que já temos.
    Beijo, cuida-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Tais!
      Estamos todos numa longa maratona... para ser ganha um pouco mais à frente... e enquanto isso... só podemos apostar nas medidas de prevenção em alto grau.... e evitar ao máximo, comportamentos de risco... e locais de risco... onde não temos mão, nem podemos responder pelo comportamento de outros...
      Nenhum país está verdadeiramente preparado para isto, Tais!... Nem as grandes potencias... Mas numa situação de risco, bons lideres, podem fazer uma grande diferença! Felizmente por aí, um Ministro da Saúde, está fazendo muito, para consciencializar o povo, orientá-lo... e organizar os meios, o mais que pode!... Só é triste, o dirigente máximo daí, não lhe seguir o exemplo... e boicotar a luta do seu próprio país, contrariando até as mais básicas orientações da OMS, com os maus exemplos em que continua apostando e fazendo passar nos meios de comunicação, não educando assim o povo, nem o incentivando a saber proteger-se... isso é que nem dá para tentar entender!...
      Mas como muito bem diz, Tais... havemos de sair desta... sem dúvida, com uma maior consciência, sobre o colectivo que nos rodeia... e em que a solidariedade, será mesmo fundamental, para todos darmos a volta por cima... e darmos mais valor... sobretudo ao que for conseguido, daqui para a frente!...
      Um beijinho grande! E tudo a correr pelo melhor, também por aí!... Cuidem-se bem!
      Ana

      Eliminar
  22. Livros e flores, duas coisas que aprecio muito e que me trouxeram refrigério à alma agora... Foto bonita, Ana!
    Dias de travessia desafiante, precisamos muito de sabedoria, prudência, conhecimento e bom senso...
    Tudo passa..., o verdadeiro AMOR permanece!!!
    Com carinho e o desejo de que você e sua família sejam guardados pelo poder Soberano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo, Anete, com as suas palavras!... Teremos ainda uma longa travessia a percorrer... mas com sabedoria, e apostando nas atitudes e comportamentos, que sabemos que nos salvam... havemos de sair desta, um pouco mais à frente!...
      Enquanto isso... e nas fases em que mais paramos por casa... pois a leitura... será um bom escape para toda esta stressante situação...
      Grata pela atenção, carinho e incentivo de sempre!...
      Um beijinho grande! Tudo a correr bem por aí!... E prossigamos, com perseverança, fé e esperança em dias melhores!...
      Ana

      Eliminar
  23. Tudo ficará bem! :-)
    Stay safe*
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também assim quero crer, HD... mas ainda demorará um pouquinho!...
      Entretanto... apostemos na precaução... que é tudo o que nos pode valer, no momento!...
      Beijinhos! E cuida-te bem!
      Ana

      Eliminar
  24. Boa noite Ana,
    Uma foto lindíssima de objetos impecavelmente limpos.
    Assim deverão estar as nossas mãos para evitar que o Vírus se instale e propague.
    Temos que ter muito cuidado, embora eu pense que apanhar um pouco de ar fora de casa em local onde não haja praticamente ninguém, não será desaconselhado. Hoje fizemos uma caminhada de apenas uns 25 minutos e no regresso duas pessoas com quem nos iríamos cruzar passaram para o outro lado da rua.
    Sobre as máscaras há informações contrárias e até uma médica pneumologista com quem falei por um feliz acaso (ou não) me transmitiu que as máscaras seriam só para pessoas doentes para se protegerem. E nem todas as máscaras obedecem ao que é exigido. Estas, em pessoas como o meu filho, que trabalha num hospital em contacto com doentes vários, são mudadas de quatro em quatro horas. A humidade provocada pela respiração pode provocar desenvolvimento de bactérias e provocar infeções.
    Nem sei que lhe diga mais, porque como deve calcular também ando muito preocupada e já fujo de ouvir notícias. Ouço um pouco e afasto-me como agora que vim ao seu blogue.
    Desejo que sua mãe passe o melhor possível e que a Ana sempre por perto seja forte e tenha coragem para enfrentar estes dias. Tente não entrar em pânico.
    Beijinhos e uma noite tranquila.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Ailime!
      Aqui onde moro... torna-se praticamente impossível, sair à rua... sem encontrar alguém conhecido... dou por mim, fintando amigos, vizinhos, conhecidos, por estes dias... por isso, já ando de máscara, para dissuadir ainda mais, a proximidade, e cumprimentos... pois tendo a minha mãe por casa... o receio de trazer algo da rua, é imenso... mas a fase do pânico, já passou, há imenso tempo... pois termos de sair, de quando em vez, é inevitável... e só podemos mesmo, é abusar na precaução... e nos dias que correm, antes a mais do que a menos... para não se ter arrependimentos...
      Na semana passada, até na própria clínica, onde fui entregar o holter, o pessoal do balcão de atendimento, e alguns pacientes... já tossiam e espirravam, de forma preocupante... razão pela qual, tendo a minha mãe já feito tudo quanto era exame... já nem a levei à consulta de cardiologia, por precaução... mas apresentei-me perante o médico, de máscara e sem a retirar... e ele também me disse, conhecendo o historial clínico dela, dada a sua insuficiência respiratória, que não tinha feito mal, e que realmente é bem melhor eu não arriscar a minha saúde, para não comprometer irremediavelmente a dela.
      Esta questão das máscaras, é algo, sobre o qual me tenho tentado informar ao máximo... por questões óbvias... e a informação, pela qual me baseio, foi a mais recente recomendação feita, pela equipa médica chinesa, enviada para Itália, para ajudar à desesperante situação, que no momento, se vive por lá... e de acordo com a mesma, e contrariando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, aconselham o uso de máscaras para todos, para além de infectados, e profissionais de saúde....
      E por alguma razão... elas continuam a ser intensivamente utilizadas na China, e na Coreia do Sul... onde os melhores resultados na luta contra este vírus, foram conseguidos... razão pela qual... para mim, é uma medida que seguirei, e que me transmite mais alguma segurança, e ainda que a mesma me habilite, a apanhar alguma bacteriazita provocada pela minha própria respiração... pelo menos... sempre estarei mais a salvo de uma bactéria do exterior... em parte, ainda desconhecida, altamente preocupante... e sobre a qual todos os dias, se sabe um pouco mais... vinda de alguém que, de repente, se aproxime mais do que deve... tossindo ou espirrando... e que nós nem sempre conseguimos controlar o imprevisto comportamento alheio, em nosso redor...
      Enfim! Aguardemos todos, o evoluir das próximas semanas... embora não me tranquilize muito, haver tantas medidas de quarentena... e continuarem a circular aviões, embora em menor número, e entrarem agora os emigrantes às pressas pelo nosso país dentro, voltando nesta fase em que a actividade económica dos outros países também está a desacelerar, e as actividades onde trabalhavam, estarem também a parar... e por enquanto... sem quarentenas obrigatórias... e que apenas o serão, daqui a mais alguns dias... até lá... o vírus continua a não esperar por leis e burocracias...
      Grata pela atenção, simpatia e pertinente opinião, sobre esta questão das máscaras, sobre a qual tenho reflectido imenso, nestas últimas semanas...
      Um beijinho grande! Bom fim semana, na medida do possível... dada a actual e impensável situação, e que estamos todos, no momento a viver...
      Ana

      Eliminar
  25. It is a hard time!
    We are fighting for spreading of invisible enemy, indeed!
    Stay safe and healthy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, dear Evi, for your kind words and visit!
      Stay safe, as well! All the best! Kisses!
      Ana

      Eliminar
  26. Ssssão de humor duvidoso hé hé hé
    para um bom e feliz fim de Semana
    que vos desejo a todos-.*)))))
    Beijinhos´.`

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom, saber que temos um dos seus vídeos, João, para descobrir... e que nos deixam sempre tão boa disposição!
      Beijinhos! Boa semana! @>;-
      Ana

      Eliminar
  27. Um vírus que nos apanhou a todos desprevenidos e com um raio de acção inacreditável, esperemos que a tal vacina venha e depressa.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras, Francisco!
      Grata pela amabilidade de sempre!
      Um grande abraço! Votos de uma excelente semana!
      Ana

      Eliminar
  28. Ana, assumi a quarentena sem restrições. Não saio de casa, mesmo.
    Imagino que, inevitavelmente, todos seremos infetados , mas, felizmente, na maioria dos casos de uma forma benigna. O virus apareceu e não vai desaparecer. Perderá, eventualmente, a virulência. Para já, há que retardar no tempo a infeção. Neste momento recuso-me a ver números, porque, sentia-me refém de uma realidade que não controlo. Vamos viver um dia de cada vez com os maiores cuidados.
    Espero que a Ana e a sua mãe continuem bem. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Nina! Temos de viver um dia de cada vez... e aguardar por uma vacina, que nos próximos meses, deverá surgir, sem qualquer dúvida!...
      Eu reduzi as minhas saídas ao indispensável, também!
      Muito obrigada, Nina, pela sua gentil presença e atenção!
      Cuidem-se bem, por aí! Votos de uma semana, o melhor possível, dadas as presentes limitações...
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  29. Passo para deixar os votos de um fim de semana bem passado.
    Cuide-se, a si e aos seus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, António, pela atenção e simpatia!
      Beijinhos! Saúde para todos aí desse lado! Continuação de uma semana, o melhor possível!
      Ana

      Eliminar
  30. Em tempos de corona vírus é proteger-se, isolando-se. Estou em casa em "prisão domiciliar", mas sem a famigerada tornozeleira eletrônica, como muitos políticos locais. Faz dez dias as minha quarentena. Fazendo a minha parte e esperando que todos, sem exceção, cumpram a sua, incluindo o ignorante do Presidente da República do Brasil, que ainda ontem disse em entrevista coletiva que não "seria uma gripezinha que o derrubaria.
    Sabemos que é o vírus vai passar, e o tal do presidente Jair Banana também...
    Fique bem e cuide dos velhos em casa. É muito importante ter em casa "os coroas vivos".
    Beijinhos, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)) Estou vendo que tornozeleira electrónica, por aí... já é quase requisito para se poder ocupar certos cargos...
      Por aqui, também continuamos em estado de emergência... prolongado por mais duas semanas... mas felizmente, sem o número de vitimas disparar, para valores dramáticos...
      E como não há mal que sempre dure... vírus e BolsoASNO, também hão-de ficar para trás... sem a menor das dúvidas!...
      Por aqui... cuidando da minha velhota, sim... para que ela, se aguente, até chegar uma vacina, para poder voltar a sair de casa, sem medos...
      Muito obrigada, José Carlos, pela atenção e simpatia de sempre! E cuidem-se bem por aí, também! Beijinhos!
      Ana

      Eliminar
  31. Passo para te /vos, desejar uma tarde feliz , dentro dos possíveis!


    -
    Outras realidades...[ Poetizando e Encantando ]
    -
    Beijo, boa tarde, e um bom fim de semana. Fiquem em casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo grata, querida Cidália, pela imensa atenção e simpatia!
      Estimando que se encontre de saúde, assim como todos os seus, desejo-vos uma semana tão boa quanto possível!
      Um beijinho grande!
      Ana

      Eliminar
  32. Por aqui também estamos em casa, torcendo para que passe logo essa pandemia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será o mais acertado no momento! Todos temos de ganhar tempo, até que chegue uma vacina...
      Grata pela sua gentil presença! Beijinhos! E votos de tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  33. Só desejo que esta pandemia passe rápido,cá estamos em casa acho que a minha filha exagera nas limpezas e desinfeções por onde passa fica tudo bem desinfetado meu Deus.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo que ser assim, Amélia!... Casa e compras... têm de andar o mais higienizadas que seja possível, nesta fase...
      Quem dera que tudo isto passasse rápido... mas ainda teremos que saber conviver com esta virusice... até chegar uma vacina, nos próximos meses...
      Grata pela atenção de sempre! Beijinhos! E tudo a correr pelo melhor, por aí!
      Ana

      Eliminar
  34. Respostas
    1. Thank you si much, dear Carol, for your kind words and visit!
      A big kiss! Stay safe!
      Ana

      Eliminar
  35. Irresistivelmente, mesmo com as persianas fechadas, o coronavírus está a aproximar-se cada vez mais e mais. Um conhecido do um conhecido de mim, aliás uma pessoa simpática que já encontrei numa festa familiar.
    De repente deu baixa ao hospital com febre alta. Esse vírus maldito faz-me impressão, não só ataca os nossos queridos mas também separa-nos um ao outro sem piedade.
    Desejo todos uma boa saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, este vírus, veio alterar por completo, a nossa vida...
      Mas no momento... aquilo que nos separa dos outros... é o querer preservar a nossa saúde, e a deles também!
      Encaremos isto, como uma fase temporária! Acredito que daqui a alguns meses, uma vacina seja descoberta, e nessa altura já poderemos respirar todos de alívio!...
      Muito obrigada, Alfacinha, pela atenção e simpatia de sempre!
      Beijinhos! Votos de uma semana, o melhor possível, para si e todos os seus!
      Ana

      Eliminar
  36. Gosto de Isabel Allende.
    Estou administrando bem a quarentena.
    O péssimo, é o calor insuportável que faz aqui.
    Se Covid-19 "não gostasse" acho que até suportaria.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não se sabe muito bem, como reage este novo vírus com o calor... mas como já chegou a todo o lado, do continente africano também... parece que temperatura alta, também não o detém, infelizmente!...
      Enfim! Vamos vivendo um dia de cada vez, na expectativa de que uma vacina ou medicamento, surja em breve, para nos devolver a normalidade dos nossos dias!
      Grata, Liliane, pela sua presença e simpatia!
      Beijinhos!
      Ana

      Eliminar
  37. Já estou a começar a ficar virado do avesso com este vírus! Próxima semana, trabalho a partir de casa, mas à noite vou à caça dele para o matar!😡
    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não será fácil... porque o malvado não se deixa ver... e no escuro... se calhar ainda será pior de achar!... :-(
      Enfim! Estamos todos no mesmo barco! Só espero que não seja o Titanic!... :-)
      Saudações confinadas!
      Ana

      Eliminar
  38. Minha querida Ana.
    Penso que existe muita gente que ainda não se apercebeu da gravidade da situação.
    Separa - nos.
    Mas, de outra forma une - nos como nunca nos uniu.
    Um por todo.
    Todos por um.
    Assim eu penso.
    Lutando sempre na perspectiva da vitória.
    Saúde e muita fé no coração.💝
    Megy Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esta separação, que no momento garante a nossa saúde e a dos demais!... E é isso que nos liga!...
      Também assim creio... que ultrapassaremos isto... e que sairemos melhores pessoas, de toda esta experiência, que estamos a viver, no colectivo!...
      Beijinhos! Muita saúde, para todos aí desse lado... e cuidem-se bem! E sempre com fé, que daqui a um tempinho, esta fase ruim, já tenha ficado para trás...
      Tudo de bom!
      Ana

      Eliminar
  39. Há que ter cuidado agora e consciência do que está afectar todo o mundo pois remamos todos na mesma direcção, tudo irá ficar bem há que ter paciência e tranquilidade
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Magda! Agora só temos mesmo que aguentar o barco, o melhor que podemos... e apostar em medidas de segurança... até que vacinas ou medicamentos, sejam encontrados... e certamente, tal será mesmo uma questão de tempo...
      Beijinhos! Esperando que te encontres bem, assim como todos os teus!
      Continuação de uma boa semana!
      Ana

      Eliminar
  40. Remamos todos no mesmo barco há que ter consciência e calma isto tudo em breve irá passar.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, uma vez mais, Magda! Um beijinho grande!
      Ana

      Eliminar
  41. Remamos todos na mesma direcção há que ter calma e paciência tudo se irá resolver.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata mais uma vez, Magda! Já deu para ver que tiveste algumas dificuldades no envio do comentário!... Agora com mais gente por casa, as redes da Net, devem estar sobrecarregadas, fazendo-se notar tal, em algumas regiões do país, em que o sinal não seja tão forte... mas como vês... todos os comentários chegaram!...
      Beijinhos! Fica bem!
      Ana

      Eliminar
  42. Mais um dia de clausura
    um bom dia com simpatia e alegria
    também ternura
    para uma nova Semana que desejo em forma
    e desporto ao peito
    -.`))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um dia de clausura e hoje até apetece... Com chuva e ventania que farta... hoje até se agradece!... :-))
      Beijinhos, João! Grata pela simpatia de sempre e atenção!
      Continuação de uma boa semana!
      Ana

      Eliminar
  43. É tempo de nos protegermos. Por nós mesmos e por todos os que nos rodeiam. O seu texto é excelente. E é bom que o leiam porque há pessoas que ainda acham que só acontece aos outros. A fotografia, com sugestões de leitura e serenidade, é linda.
    Uma boa semana com saúde, minha Amiga Ana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Graça! E ainda hoje, passado um mês do início da quarentena... muita gente, continua com a mesma percepção... só acontece a outros!...
      Veremos como se portarão, quando as medidas de contenção, forem atenuadas...
      Fico muito contente, constatando que apreciou o conteúdo da nossa publicação!
      Beijinho! Bom final de domingo, e uma excelente semana!
      Ana

      Eliminar
  44. Palavras muito acertadas e sensatas, Ana.
    Os tempos que vivemos requerem o máximo de cuidado com a saúde - nossa e dos que nos rodeiam.
    Eu tenho estado doente - e continuo, embora um pouco melhor - e a última vez que saí à rua foi no dia 9, para levar a minha cadelinha ao veterinário. Estou, portanto, "de quarentena" ainda antes de tal ser decretado 😉

    Esta música é lindíssima, e sabe sempre bem ouvi-la.

    Gostei muito da foto, que tem um pormenor para mim de grande importância - 2 livros da Isabel Allende. É uma das minhas escritoras de eleição, e tenho todos os livros dela.

    Desejo que a saúde esteja sempre presente nos seus dias,assim como nos de sua Mãe, a quem mando um beijinho.

    Votos de uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mariazita, pela sua atenciosa presença e palavras... estimando que por esta altura, já se encontre totalmente recuperada!
      Pois é!... Prevenção e precaução... estão... e estarão por um bom tempo, na ordem do dia!
      Fico super feliz, por ter apreciado as nossas escolhas, por aqui!
      Um beijinho grande! Continuação de uma excelente recuperação, e tudo a correr pelo melhor, aí desse lado, para a Mariazita e todos os seus!
      Cuidem-se bem! Feliz semana!
      Ana

      Eliminar
  45. No isolamento social em que quase todos vivemos, resta-nos fazer atividades que nos deem prazer, como ler, por exemplo. E a foto está muita linda e faz um apelo à leitura.
    O vídeo fez-me rir, mas gostei de ver tanto desatino com as mãos como se este ator estivesse a dirigir uma orquestra.

    Beijos e continuemos nos cuidando e preservando at home, if possible!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meio dos dramas diários, que nos chegam pela Net, sobre o vírus do momento... de vez em quando, descobrem-se assim, umas pérolas de bom humor... como este vídeo!... :-))
      Muito obrigada, Céu, pela atenção de sempre! Temos mesmo de ocupar estes tempos mais caseiros, com algumas actividades, que mais apreciemos, para aliviar o peso destes tempos que atravessamos... nos intervalos das tarefas de higienização... que ainda me levam um tempão!... Mas são imprescindíveis, para manter por cá a minha velhota, mais um tempo...
      Um beijinho grande! Em versão caseira... :-)) Feliz semana!
      Ana

      Eliminar
  46. Estamos todos juntos lutando contra um inimigo invisível, mas vamos vencer. O melhor é ficar em casa e esperar que tudo se resolva. As pessoas só precisam entender o quanto a situação é grave e se isolar em casa.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Adriana! Um inimigo invisível, que num piscar de olhos, chegou a todo o lado!... O problema... é que tem sempre tanta gente desvalorizando, o imenso estrago que esta virusice pode fazer... contribuindo, para que não desapareça por completo... com atitudes irresponsáveis...
      Apenas podemos fazer nós a nossa parte, para ficarmos a salvo, e ganharmos tempo, até que um medicamento ou vacine, nos venha aliviar deste pesadelo!...
      Grata pela sua atenciosa presença e palavras, Adriana!
      Beijinhos! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  47. Pois é, Ana, vivemos todos tempos muito difíceis. No momento o que podemos fazer é ter o máximo de cuidado para evitar a contaminação. Pelo que tenho visto na TV, Portugal não apresenta muitos casos de contaminação. Uma pena o que se passa em outros países da Europa onde os casos são mais graves, como na Itália, Espanha, Alemanha e França. Esperemos que não custe a passar essa crise na saúde mundial.
    Uma boa semana, querida amiga Ana.

    Parabéns pela bela foto.

    Beijo.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só no que podemos apostar no momento, Pedro... medidas de precaução e de prevenção!...
      Portugal tem conseguido gerir razoavelmente bem os casos de contaminação... o lado negativo... é que a imunidade de grupo continua muito baixa... pelo que futuras vagas de pandemia... serão quase certas, quando se aliviarem as medidas de contenção social... e tal também tem de ser muito bem gerido... pelo que a "normalidade" será um processo muito lento e gradual...
      Grata pela amabilidade de sempre, Pedro! Cuidem-se bem, por aí!
      Beijinho!
      Ana

      Eliminar
  48. Olá, Ana!

    Uma linda foto, livros e flores são duas coisas que gosto.

    Os cuidados tem de ser redobrados e todas informações devem ser bem avaliadas. Aqui também sem sair de casa, tomando as precauções necessárias. Usando o tempo disponível para boas leituras e outras coisas que na correria diária ficam em segundo plano.
    O momento nos pede paciência, fé e esperança.
    Um abraço com carinho,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sônia!
      Grata pela sua gentil presença! Pois é, nos próximos tempos, não podemos descurar em medidas de prevenção!... E para nos mantermos saudáveis, do ponto de vista emocional... temos mesmo que optar por actividades, que nos preenchem... leitura... música... Net, quando o tempo permite... e nos intervalos de todos os cuidados permanentes de higienização, aqui por casa, que os tempos, impõem!...
      Tenhamos esperança, que alguma súbita descoberta de um medicamento ou vacina, nos liberte deste pesadelo, que se abateu sobre o mundo!... Mas muito provavelmente... será algo que se manterá ao longo de 2020, este convívio forçado, com esta virusice... :-(
      Um beijinho grande! E tudo a correr pelo melhor, por aí!
      Ana

      Eliminar
  49. Seamos Todos conscientes de la realidad que tenemos que es muy grave.
    Si hacemos caso, ayudamos quedándomos en casa. Asi nos cuidamos.
    Es increible ver la de gente que aún no se ha tomado esto en serio y siguen poniendo en peligro a los pofesionales que SI tienen que estar en la calle por su trabajo. Seamos TODOS responsables.
    Cuídate Amiga.
    Desde casa te mando este abrazo 🙅

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo, Laura... mas a quantidade de gente que se vê a continuar a apostar em comportamentos de risco... para os próprios e para outros... é absolutamente revoltante!...
      Só podemos mesmo fazer a nossa parte... e resguardarmo-nos o mais possível!...
      Um beijinho grande! Em versão caseira!... :-) Tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  50. Esta pandemia é de tal modo contagiante e grave que não temos ideia quando é que a vida vai normalizar. Estamos verdadeiramente perplexos e inseguros.
    Eu estou em casa e, felizmente, acompanhada. Vou respeitar as regras.
    Grande abraço, querida Ana.
    Que se consiga controlar este vírus, é o que desejamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto uma vacina não for encontrada, Teresa... o regresso à "normalidade" terá de ter um progresso muito lento, gradual e bem gerido... novas vagas da pandemia... deverão ser esperadas... veja-se na China... tudo muito bem controlado... e depois os casos importados, a despoletarem novas contaminações!... Nós aguentámos bem a primeira vaga... as próximas têm de ser igualmente muito bem geridas!... Não há outra forma! Não há evidência, deste vírus ser sazonal... apenas aguarda oportunidades, para ressurgir...
      Esperemos que as próximas semanas nos tragam alguma feliz descoberta, de vacina ou medicamento, que aprece tal processo, e nos devolva o sossego e a paz de espírito!...
      Um beijinho grande, Teresa! Grata pela sua presença e palavras! E tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  51. Nestes tempos todo o cuidado é pouco.
    Sejamos prudentes!

    Gostei muito da foto.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos que correm... só podemos mesmo apostar em precaução, e prevenção...
      Muito obrigada, Fá, pela atenção e incentivo de sempre!
      Beijinhos!
      Ana

      Eliminar
  52. Saudações poéticas
    .
    No princípio muita gente desvalorizou o Covid-19. Praias cheias, discotecas e casas de diversão nocturnas, a abarrotar. A verdade é que pouco a pouco as pessoas começarem a interiorizar a gravidade da situação. Começaram a perceber que o Covd.19 "nasceu" para matar.

    Ficar em casa, para quem pode, é a melhor solução a fim de não contrair essa maldita doença. É mais uma PESTE que veio com o intuito de derrotar o mundo. A ciência está em grandes dificuldades a fim de arranjar antidoto que consiga combater esta guerra.

    Elogiável a todos os níveis o trabalho árduo de tanta gente - mormente os ligados à área de saúde - que, pondo em risco ma própria, e a vida e dos seus, vigia dia e noite os enfermos que tanto precisam da sua ajuda

    Com fé, acredito que venceremos, Deus, com a sua infinita sabedoria ajudará , na linha da frente, todos aqueles que lutam contra esta Guerra Invisivel. Todos juntos, Venceremos

    .
    Tenha uma semana abençoada por Deus.
    Paz e Esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Ricardo!
      Felizmente, apesar de algumas transgressões, que felizmente as autoridades têm vindo a conter... esta primeira vaga da epidemia no nosso país, tem estado a ser muito bem controlada... dados os limitados meios, que todos sabemos que temos... sem disparar as taxas de mortalidade, que outros países tiveram, com medidas mais brandas...
      Mas a imunidade de grupo, continua a ser muito baixa... pelo que quando algumas medidas de contenção forem aligeiradas... porque o vírus não desapareceu totalmente de circulação, serão esperadas nova vagas... que terão de ser igualmente muito bem geridas...
      Calculo que tudo isto, ainda nos ocupe o ano de 2020... pois mesmo havendo vacinas... a sua produção em massa, e distribuição... também levará o seu tempo...
      Os profissionais de saúde... têm sido incansáveis... apesar de muita gente ainda os continuar a desrespeitar... apostando em comportamentos de risco... cujas consequências depois lhes entopem os serviços!... Bater palmas não é suficiente... mas uma maior consciencialização e interiorização de comportamentos de segurança, é que seria uma grande ajuda... pois continuamos a assistir... mal havendo um dia, com um pouco mais de sol... muita gente continua a correr para um lado qualquer... em grupos...
      Mas continuemos à espera que notícias animadoras nos cheguem, nas próximas semanas... afinal todos os dias, sabemos um pouco mais do comportamento e características deste vírus... e muitas equipas médicas de vários pontos no mundo, estão na corrida, para descobrir uma vacina...
      Grata pela sua amável presença e simpatia, Ricardo!
      Um grande abraço! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  53. Boa noite querida amiga Ana.
    Livros e flores. Duas coisas que gosto muito, uma boa leitura e cuidar das plantas é algo prazeroso. Lhe desejo muita proteção e para sua amada mãe também. Nunca é demais as proteções aos cuidados dos mais fragilizados diante de algo ainda desconhecido. Força amiga e se Deus permitir vamos sair dessa guerra vencedoras com todos os nossos familiares saudáveis. Carinhoso abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Mirtes!
      Resta-nos ocupar estes tempos, em que estamos forçosamente confinados em casa, com actividades que nos distraiam o espírito, do sufoco destes tempos que vivemos!...
      Há que ter fé, que se descubra alguma vacina, ou medicamento em breve... pois afinal muitas equipas médicas de vários pontos do mundo, estão tentando achar a melhor solução... entretanto... só podemos e devemos preservar a nossa saúde, e a dos nossos, até lá, o melhor que conseguimos!
      Um beijinho grande! E votos de tudo a correr pelo melhor, também por aí! Já faz alguns dias, que não tendo notícias vossas... começo a ficar um pouquinho preocupada!... Grata pelo carinho e força de sempre, Mirtes!
      Ana

      Eliminar
  54. Solidariedade, isolamento e obediência as medidas indicadas pelas autoridades de saúde! Abração, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as atitudes certas no momento, Jorge... e que sabemos que nos salvam a nós... e aos que nos estão, e são próximos!
      Um grande abraço! E votos de tudo a correr pelo melhor por aí!...
      Ana

      Eliminar
  55. Bom dia com boa disposição e humor
    que Deus nos valha neste estertor
    de vida, se assim se pode apelidar´.`

    beijinhos e um belo dia pra vocês-,``````

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com humor temos de combater também, esta virusice... mas ter de conviver com ela, por um bom tempo, provavelmente... é que deverá ser uma grande chatice!... :-(
      Grata pela atenção e simpatia de sempre, João!
      Beijinhos, daqui da Aldeia Anoitecida!... Feliz semana!
      Ana

      Eliminar
  56. Esperemos que tudo corra bem
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim esperamos todos!
      Grata pela vossa presença e simpatia! E votos de tudo a correr pelo melhor, também por aí!...
      Beijinhos para ambas! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  57. Habrá que tener mucho cuidado y paciencia en esta experiencia que supongo nadie hemos tenido nunca, ojalá pase pronto esta situacion horrible en la que cada dia miles de personas se infectan y centenares mueren, espero estés bien tu y tu familia, un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto, com as suas palavras, Jesus!
      Contudo... creio que ainda seremos forçados a conviver mais uns meses, infelizmente, com este pesadelo!... Até se fabricar uma vacina em quantidade... tal exigirá um pouco mais de tempo...
      Por enquanto tudo está bem, aqui deste lado, estimando que igualmente aí desse lado, também todos se encontrem bem!
      Um grande abraço! Na expectativa que as próximas semanas, se revelem mais animadoras para todos! Grata pela atenção!
      Ana

      Eliminar
  58. holla.
    great day and nice post my friend
    Stay safe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, for your kind words and visit, Carol!
      A big kiss! All the best to you and yours!
      Ana

      Eliminar
  59. Oi, Ana. Aqui na minha cidade um jovem foi preso porque havia acabado de chegar da Irlanda com suspeita de estar infectado, recebeu ordens de se isolar em casa até o resultado do exame confirmar, mas foi desobediente e, na verdade, totalmente irresponsável e saiu para as ruas, conviveu com pessoas, foi em salão de beleza e até em uma festa. O resultado deu positivo, ou seja, ele de fato estava infectado como supunham. Um outro homem foi preso andando pela praia. São pessoas que, como o Bolsonaro, não têm um mínimo de sensatez. Bolsonaro inclusive disse, em seu pronunciamento para o país inteiro, que ser infectado era apenas como pegar uma "gripezinha". Felizmente a maioria está sendo sensata e agindo da maneira correta, tomando cuidados, porque essa é, sim, uma situação muito delicada. Infelizmente muitos pagam pelos atos de outros, mas com essa cobrança da natureza, todos aprendem algo. É um momento para os seres humanos reverem alguns de seus hábitos, inclusive alimentares. Tua postagem tem muito valor neste momento. Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Ulisses!
      O que dizer desse jovem... se BolsoASNO, dá ele mesmo, o pior dos exemplos?... Ontem numa entrevista, até tossiu descaradamente para cima do repórter... e nem estava usando máscara!...
      Nem há palavras, para descrever um comportamento assim! Mas felizmente, que a grande maioria do povo daí, já se deu conta, da imensa perigosidade deste vírus...
      Imensamente grata, pela sua presença, palavras e incentivo, Ulisses!
      Cuide-se ao máximo, nestes tempos tão estranhos, quanto incertos, e preocupantes, que todos atravessamos!
      Um beijinho! Tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Ana

      Eliminar
  60. Gostei da recomendação: "Cuide-se!" É estamos de quarentena! Eu aproveito e estou trabalhando bastante! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No momento, só podemos mesmo, apostar em precaução, para evitar um vírus, sobre o qual, ainda tanto se desconhece... e que já custou tantas vidas!
      Fico super feliz, constatando que estará a aproveitar esta fase mais caseira, da melhor forma, Laerte!...
      Um grande abraço! Muita saúde, para si e todos os seus! E votos de tudo a correr pelo melhor, aí desse lado!
      Ana

      Eliminar
  61. Reportando-me apenas aos objetivos fundacionais do blog, direi que há uma ligação entre a pintura, a fotografia e a poesia. O pintor escreve com a tinta dos pinceis os seus estado de alma, o fotógrafo capta a plástica das imagens que o impressionam e o poeta inscreve, na folha em branco, o colorido da estética da realidade envolvente.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    Prece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-Vindo, Juvenal!
      Muito obrigada, pela sua amável presença, e leitura do que por aqui vamos deixando, de um modo geral!
      E agora que nos descobriu... volte sempre!
      Um grande abraço! Saúde, para si e todos os seus!
      Ana

      Eliminar
  62. Pois é minha amiga, este ano a primavera está mesmo confinada e observá-la só em fotos, ou através da nossa janela. Linda Foto.
    Aqui em casa só saímos mesmo para ir às compras ou passear no inicio e no fim do dia o nosso cãozito. Todos temos de fazer o nosso papel, para tentar conter a expansão do maldito vírus. É fundamental seguir os conselhos que nos vão sendo dados e acima de tudo ficar em casa.
    Que tudo corra bem para si e para a sua mãezinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim têm sido também estas semanas mais recentes, por aqui deste lado... com saídas reduzidas ao máximo... no meu caso... também para evitar algum contágio, para a minha mãe... e apostando em tudo o que seja medidas de precaução!...
      Acho que ainda estaremos um pouco longe, de ver o fim deste pesadelo... e nos tempos mais próximos, teremos de aprender a conviver com este vírus... até medicamentos eficazes ou vacinas, com resultados comprovados, estarem ao alcance de todos... ainda levará o seu tempo, infelizmente!...
      Espero que a Maria e todos os seus, em especial a sua família em Macau, se encontrem bem!... E como por lá se controlou a situação tão bem... acho que no momento, estarão eles mais seguros ainda por lá, do que nós aqui!...
      Um beijinho grande! E muita saúde para todos aí, desse lado!
      Ana

      Eliminar
  63. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para desejar um bom fim de semana à minha querida amiga Ana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imensamente grata pela atenção, Jaime!
      Um beijinho grande! Desejando-lhe a continuação de uma excelente semana!...
      Ana

      Eliminar
  64. Ana, vi teus comentários lá agorinha vim te agradecer e responder! Tive que rir o nome que deste pro COISA:; BolsoASNO! Nada mais acertado! Ele não podemos levar em consifderação. Minhocas e vermes não pensam...E ele é assim... O esgoto está em sua boca e portanto, tudo que sai dela .não presta; Tem até um Meme por aqui que avisa: Lave as mãos tantas vezes por dia, quanto as m.... que o Bozo fala! Ele merece tudo isso! pediu! Por isso temos que brincar, inventar um monte de coisas, fazer o que gostamos pra não pensar nele e seus atos que DETESTAMOS! beijos, obrigadão1 chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer, Chica! Sempre um prazer imenso, visitar os seus cantinhos... quando a disponibilidade me permite!... Que anda um bocadinho mais reduzida... com tantas medidas de precaução, para evitar problema, com a saúde da minha mãe... que tiveram de ser introduzidas, na nossa nova normalidade diária...
      Pois o Coisa... não diz mesmo coisa com coisa... e tem um comportamento absolutamente inqualificável... ainda ontem o vi tossindo despreocupadamente sem máscara, enquanto dava uma entrevista a um jornalista!... Enfim!... Nem há palavras, para me referir à figura...
      Um beijinho grande! Cuidem-se bem, por aí! Saúde para todos!
      Ana

      Eliminar
  65. Tem razão, Ana, temos que ser extremamente cuidadosos. Contudo, para além disso, continua a haver vida, não podemos prescindir disso.

    Fique bem, que cuidar eu sei que a Ana se cuida, a si e aos seus.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, AC! No entanto esta pandemia, vem condicionar bastante todas as nossas relações familiares... laborais... sociais... temos de permanecer permanentemente numa bolha asséptica, se não queremos ser agentes de contágio... atrás de máscaras e todo o tipo de desinfectantes... e temos de nos dar por muito felizes... se nos próximos meses, conseguirmos passar incólumes... sem sobressaltos de maior, e apesar de todos os pesares...
      Muito obrigada, AC, pela atenção de sempre!
      Beijinho! Continuação de uma boa semana! E cuide-se bem, também por aí!
      Ana

      Eliminar
  66. Ola querida amiga, um bom fim de semana diferente é certo.
    Mas é certo, que estamos numa corrente positiva de solidariedade,
    de fé numa reviravolta destas coisa disseminadora. Pouco sabemos da
    sua fúria e força, mas sabemos, que é indomável. Os cuidados são
    fundamentais Ana e havemos de disciplinar, apesar do Bozo ir na contra mão.
    Cuide-se e espero que mamãe esteja sob efetivo controle.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, Toninho... creio que todos ainda estamos no início de uma longa maratona... pois teremos de saber conviver com este vírus, durante mais algum tempo...
      Ainda desconhecemos muito, a respeito do mesmo... mas sabemos que ele é uma verdadeira roleta russa... atingindo qualquer faixa etária... dependendo da carga viral, a que se está exposto... assim é a gravidade com que se manifesta... por isso, espaços públicos bastante frequentados, ou fechados, se desaconselham...
      Eu continuo sem palavras adequadas... para me referir a tão desprezível figura... ainda anteontem o vi, numa entrevista... sem máscara, tossindo descontraidamente para cima do repórter... nunca vi pessoa, tão sem noção... ou antes... vi!... O outro palerma, que no momento está à frente dos Estates... ambos são feitos, da mesma massa podre!...
      Muito obrigada, Toninho, pela sua presença, atenção e simpatia!
      Por aqui... fazendo todos os possíveis, para que a minha mãe escape disto... vamos ver se consigo!...
      Um beijinho grande! Continuação de uma boa semana!
      Ana

      Eliminar
  67. Bom fim de Semana
    que lá fora
    a Primavera colorida
    esperará por nós
    em tons e sons aferida º.º``

    Beijinhos, e também à Mamã-.``

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, João, pela simpatia de sempre e atenção!...
      Por aqui, já não chove... mas o sol continua envergonhado... assim a clausura até custa menos, quando se tem de ficar por casa... mesmo em modo contrariado... :-)
      Beijinhos! Continuação de uma boa semana, caseirinha! :-(
      Ana

      Eliminar
  68. O que havia de acontecer à Humanidade!
    Votos de muita saúde.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elisabete! Continua-me a parecer mentira, tudo isto!...
      Beijinhos! Tudo a correr pelo melhor por aí, e muita saúde para todos!
      Ana

      Eliminar
  69. Olá querida Ana,
    estamos em um momento terrível e eu também me preocupo com minha mãe de 87 anos. Não é tão ruim na Holanda como em Espanha e Portugal, como é o caso de Jou e eu realmente acho que isso é muito ruim. Isso também me deixa muito ansioso, porque os médicos ainda não sabem como lidar com esse vírus.
    Eu moro na Holanda, mas também queria deixar a União Europeia por um longo tempo, mas não disse isso por causa da ética. Essa enorme epidemia global levará muito mais vidas e espero e rezo para que todos fiquemos bem.
    Oro também por você e sua mãe, mas também por todas as outras pessoas que estão doentes e não podem ser ajudadas.
    Um grande abraço e mantenha contato comigo.
    Helma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos todos de enfrentar cada dia, o melhor possível, Helma! Com todas as precauções... mas temos de nos mentalizar que ainda vamos conviver com este vírus, por mais algum tempo... até que vacinas ou medicamentos se encontrem...
      Há muitos países no Norte da Europa, que têm situações bem menos preocupantes, em termos do estágio da epidemia... já circulam algumas teorias, de que este vírus poderá reagir, com o tempo de exposição solar, em certas partes do globo... muita coisa se sabe já sobre ele... mas muito ainda se desconhece, por forma a que o possamos combater, e fazer desaparecer...
      Vamos esperar que as nossas mães se aguentem nesta fase tão complicada... e esperemos por notícias animadoras na área da medicina, com alguma vacina ou medicamento... já que tantas equipas medicas, de tantas partes do mundo, estão na corrida, para tal!...
      Um beijinho grande! E tudo a correr pelo melhor, por aí!...
      Sempre que me for possível, lá estarei no seu cantinho, Helma, espreitando as novidades!
      Ana

      Eliminar
  70. Always nice to visit your blog !
    Dear friend, take care of yourself and stay safe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, dear Ela, for your kind words and visit!
      Stay safe, as well! You and yours! All the best!
      Kisses!
      Ana

      Eliminar
  71. Oi Ana!
    Tua postagem é de vital importância. Sabe amiga aqui no Brasil dizem que só devem usar máscaras, os profissionais da saúde quanto aos demais ñ. Mas, como desde o início sentí que isso ñ estava bem explicado, temos feito uso da mesma, nas raras ocasiões em que saímos de casa.
    Um grande abraço amiga e que Deus permita que muito em breve possamos estar poetisando sobre amor, natureza etc.
    Saúde e sorte para todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Zilani!
      Aqui inicialmente também diziam isso... mas a Direcção Geral de Saúde, já mudou de posição... e actualmente já é de uso obrigatório em muitos espaços fechados... transportes públicos, dependências bancárias, supermercados...
      Dizia-se isso... porque as máscaras nessa altura, há um mês e tal atrás, estavam escassas até para todos os profissionais de saúde... mais do que agora... hoje em dia, já tem gente fazendo a sua própria máscara... e muitas empresas, no momento, já mudaram as suas produções, até para fazer máscaras, viseiras, cógulas... e todo o tipo de material em falta, nos hospitais... e tem outras, até já construindo ventiladores...
      Eu estou usando máscara sempre que vou à rua!... Nos nossos comportamentos, temos uma palavra a dizer... e a nossa consciência, a orientar-nos... mas em relação aos comportamentos dos outros... não controlamos nada... e são esses que nos podem colocar em risco... no outro dia, assisti a uma entrevista do vosso presidente, sendo entrevistado e tossindo descontraidamente para cima do repórter... sem usar máscara... quando os maus exemplos estão por todo o lado... é muito fácil outros transgredirem e assim colocarem a nossa saúde... e a dos que dependem de nós, em risco...
      Assim, até haver uma vacina... irei sempre usar máscara... mais pela saúde da minha mãe... pois sou o elo dela, com o exterior... nesta fase em que ela ficará resguardada, pois tudo isto, se reflecte bem mais, na saúde dos mais velhos... especialmente, dos que têm problemas crónicos!...
      Um beijinho grande! Saúde para todos aí! E tudo a correr pelo melhor!
      Grata pela atenção e simpatia de sempre!
      Ana

      Eliminar
  72. deixo um abraço, Ana.
    cuide-se. e dos seus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manuel!
      Prevenção e precaução, é só no que podemos apostar para as próximas semanas... quiçá meses... enquanto vacinas ou medicamentos não forem encontrados... e termos todos de conviver com este flagelo, por uns tempos...
      Beijinho! Saúde para si e todos os seus! Tudo a correr pelo melhor!
      Ana

      Eliminar
  73. Querida Ana, Espero que você esteja bem e se mantendo seguro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roy!!! Por aqui, tudo bem, felizmente!... E estamos apostando em tudo o que é medida de precaução, para assim continuarmos!...
      Estimo que o Roy, se encontre de saúde, assim como todos os seus!...
      Um grande abraço! E votos de tudo a correr pelo melhor, por aí!
      Tudo de bom!
      Ana

      Eliminar
  74. Um bom dia de fobia e simpatia
    que com alegria
    nada se perde, tudo se transforma
    a cada dia -.`))))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, João!
      Por aqui... mais um dia... em alegria e claustrofobia!... :-)) Mas vai-se levando a vida!... Havendo saúde... não nos falta nada!...
      Beijinhos! Feliz dia por aí!
      Ana

      Eliminar
  75. Such a lovely spring decoration with roses!
    Warm greetings
    Christine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, dear Christine! I'm so glad that you had liked it!
      Kisses! Have a nice week!
      Ana

      Eliminar
  76. Para já, Brahams é um bom amigo.
    Confinamento será muito mais confortável do que com finamento.
    Por vezes, na vida somos confrontados com situações limite que não temos na mão. Nesta, ainda temos alguma margem para escolher. Eu escolhi ficar em casa, se não vou para os anjinhos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficar por casa, o mais possível... ou sair, munido de todas as precauções... para os meses mais próximos, Agostinho... são mesmo as duas únicas opções!...
      Os anjos... podem esperar!... Afinal têm toda a eternidade, lá do lado deles... fiquemos por cá, neste nosso Infernozinho... nem que seja só para ver, até onde é que isto vai dar!... :-))
      Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
      Ana

      Eliminar
  77. Respostas
    1. Thank you so much, dear Deria! I'm so glad that you had liked them!
      A big kiss! All the best!
      Ana

      Eliminar