sábado, novembro 19, 2016

My collection of thimbles...

Fotos de objectos. / Objects in photos.

Hoje, deixo-vos uma imagem da minha colecção... de peça única... em matéria de dedais decorativos... :-)
Mas tenho vindo a aperceber-me do fascínio e encanto, destes pequeninos objectos... que são um maravilhoso pretexto para conhecer mais a fundo, os mil e um motivos, que os mesmos podem representar... e que nos oferecem um vasto mundo, de interesse e conhecimento...
Quem desejar apreciar uma colecção fantástica, numerosa e irresistível, sobre o tema... tem mesmo de descobrir o blogue do Francisco... que me tem dado a conhecer tanto, através destas delicadas peças... aqui fica o seu endereço... Dedais de Francisco e Idalisa.
E a minha sugestão musical de hoje, aqui fica... Tarita de Souza e Zé Modesto - Dedal.
Foto de Ana Freire.
"A mente humana é tão complexa e as coisas estão tão interligadas entre si, que para explicar a existência de uma simples palhinha, temos de entender por partes, todo um universo. Uma definição é um saco de farinha comprimido num dedal." (REMY DE GOURMONT, 1858 - 1915).
Hoje, deixo-vos uma imagem da minha colecção... de peça única... em matéria de dedais decorativos... :-) / Today, I leave you an image from my collection... of single piece... in matter of decorative thimbles... :-)
A minha colecção de dedais / My collection of thimbles

"The human mind is so complex and things are so tangled up in each other that, to explain a blade of straw, one would have to take to pieces an entire universe. A definition is a sack of flour compressed into a thimble." (REMY DE GOURMONT, 1858 - 1915).
Today, I leave you an image from my collection... of single piece... in matter of decorative thimbles... :-)
But I have been realizing the fascination and enchantment of these little objects... which are a wonderful pretext for getting to know more deeply, the numberless motives which it can represent... offering us a vast world, of interest and knowledge...
Those who want to appreciate a numerous, fantastic and irresistible collection, on the subject... should know the blog from Francisco... who has given me so much to known, through these delicate pieces... here it is his link... Dedais de Francisco e Idalisa.
And my musical suggestion for today, here it stays... Tarita de Souza e Zé Modesto - Dedal. (See the link above, on this post).
Photo by Ana Freire.


48 comentários:


  1. Concordo com você, colecionar dedais é uma desculpa para conhecer detalhes de cidades e países.
    Bom fim de semana com tudo de bom!!!
    Beijinhos.
    ♫♪ه° ·.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como eu tenho constatado isso mesmo, através da espectacular colecção do Francisco!...
      Grata pela sua atenciosa presença, Inês!
      Beijinhos! ♥ Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  2. Lindo dedal e gostei da frase sobre a mente, a farinha e o dedal! A mente precisa ser renovada dia após dia... A mente, a alma com os seus grandes mistérios...
    Abraço grande neste sábado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida, Anete... sendo a fé, a esperança, fontes de inesgotável força... entre outros factores, claro...
      Um beijo imenso! Agradecendo a atenção e o carinho de sempre, Anete!...
      Feliz domingo, para todo o mundo aí!...
      Ana
      Ana

      Eliminar
  3. Boa tarde, parabéns pelo lindo dedal e pela sua colecção, sou visitante da pagina Francisco e Idalisa e apreciador da bela colecção, assim como, da colecção que pode visitar em http://dedaiselisabete.blogspot.pt/
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma colecção... muito restrita! Que se resume a uma única peça, no meu caso... :-D
      Mas tenho vindo a desenvolver uma imensa admiração por estes pequeninos objectos, representando tantos países, locais, acontecimentos... e que nos dão tanto a conhecer... como tenho constatado, através da fantástica colecção do Francisco!
      E já espreitei a colecção da Elizabete! Que adorei! Grata por me ter deixado a indicação de mais um adorável cantinho da blogosfera que desconhecia...
      Um grande abraço, António! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  4. Olá Ana o seu é muito lindo,mas a coleção do Francisco é deslumbrante.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Carmen! A colecção do Francisco, é o máximo!
      O meu... serviu apenas de pretexto, para destacar a sua espectacular colecção, por aqui...
      Grata pela sua gentil presença, Carmen!
      Um beijinho grande! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  5. Esse é bem giro...vou lá espreita o blog.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas um pretexto... para destacar a espectacular colecção do Francisco, que aprecio já algum tempo...
      Grata pela tua habitual simpatia, Isa!
      Beijinhos! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  6. Colecionar dedais transporta_nos para locais ou momentos que marcam vivências!
    Esse é lindo e o som também! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tenho mesmo vindo a descobrir isso... ficando fascinada com tamanha variedade, do que representam... que nem me passaria pela cabeça...
      Grata pela simpatia e atenção de sempre, Graça!
      Beijinhos! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Grata eu, pela tua simpática presença, por aqui, Inês!
      Beijinho! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  8. É verdade, Ana, nos blogs do Francisco temos de tudo um pouco: viajamos com o casal, temos arte, natureza e o outro blog de literatura.
    Muito querido aquele casal!
    Beijo, querida amiga! Olha...rs aquele seu comentário do velório... aguarde! rss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Tais! Por isso aprecio imenso, os blogues do Francisco...
      Aquele meu episódio caricato... que deixei no comentário... fico feliz, se de alguma forma, lhe trouxe alguma lembrança idêntica... e que eventualmente possa ser tema de uma futura crónica, bem humorada... e já aguardando, por ela, com expectativa!... :-D
      Um beijo imenso, Tais! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  9. Hi Ana

    Beautiful thimble.

    Groettie from Patricia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, Pat, for stopping by!
      Have a great week ahead!
      A big kiss!
      Ana

      Eliminar
  10. Quando vi este dedal pensei também na coleção do Francisco. Eu não possuo nem um! Gostei da sugestão musical que não conhecia.
    Bom fim de semana. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só possuo este... e que me serviu mesmo de pretexto, para destacar a colecção do Francisco!
      Quanto à sugestão musical... uma das poucas que encontrei a propósito do tema... a outra possível, seria talvez a "Agulha e o Dedal" do filme do António Silva e Beatriz Costa... mas decidi-me por esta, por ter melhor qualidade de imagem...
      Grata pela sua simpática presença, Catarina!
      Beijinhos! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  11. Bom dia, querida Ana!
    Tão delicado! Um primor de encanto...
    Trouxe um daí pra presentear e a amiga adorou...
    Bjm muito fraternal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua gentil presença, Roselia!
      São pequenas e delicadas peças, que ficam sempre bem em qualquer lado, ideias para oferta... e, em relação às quais, tenho vindo a apreciar o seu crescente encanto e variedade, graças à colecção do Francisco!...
      Um beijinho grande! Boa semana!
      Ana

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Muito obrigada, Rute!
      Beijinho! Boa semana, para todos aí, desse lado...
      Ana

      Eliminar
  13. Olá Ana. Muito prazer em conhecer o seu blogue! É variado e super interessante.
    Adorei o seu dedal.
    Claro que vou passar a segui-la.
    Bom domingo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Há dedal porque há dedo
    há alegria p'ra fugir do medo
    mas, para se viver,
    (plenamente)
    é preciso desvendar o segredo.

    Um beijinho, Ana :)

    ResponderEliminar
  15. Ana, admiro o blogue do Francisco e que tem paciência e gosto por coleccionar objectos, já tentei alguns mas acabo desistindo.
    Talvez porque a mente humana além de complexa é diversa, e ainda bem!
    Gostei também muito de ouvir a balada suave de Tarita de Souza.

    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Estou sem palavras minha amiga com esta surpresa maravilhosa que agradeço do fundo do coração por se ter dado ao trabalho de mencionar e divulgar o meu humilde Blogue de dedais, mais uma vez muito obrigado.
    Um bom Domingo.

    ResponderEliminar
  17. Esse dedal é lindíssimo, não os coleciono, mas os uso todos os dias, sem eles
    não sei trabalhar, bjs amiga, boa semana

    ResponderEliminar
  18. Lembranças interessantes e bonitas que ocupam pouco espaço.
    Boa sorte para a coleção iniciada e acompanhada de uma bela voz...
    Ótima semana, estimada Ana.
    Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  19. E muito bonito
    que sendo peça única
    mais encanto terá...

    Deixo os desejos de uma feliz semana
    e um xoxo de aqui dos frios Serranos ~_``````

    ResponderEliminar
  20. Fantástico ,não sabia que há tantos dedais diferentes
    abraço

    ResponderEliminar
  21. É uma peça única, adoro ver as coleções de dedais, é das coisas mais bonitas de se coleccionar! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ter uma peça única de uma colecção encantadora, Ana... É realmente bonito e concordo com o que dizes sobre cada objecto nos levar a locais diferentes. Gostei muito da música que não conhecia. Duas vozes lindíssimas. Achei genial o exemplo que é dado para explicar o entendimento da mente humana.
    Uma boa semana, minha Amiga.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  23. Lindo, acho apaixonante colecionar.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
  24. Boa noite Ana,
    Não sei o que admirar mais neste seu magnífico post.
    Se o dedal da sua colecção que é lindíssimo, o pensamento que é fabuloso ou a musica que achei um espanto!
    Não conhecia e vou ouvi-la muitas vezes!
    Proporcionou-me um momento único.
    Obrigada.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  25. Vou dar uma vista d'olhos e espero não picar o indicador. O dedo, claro está. O meu. Não me atreveria a picar, eu agulha, sem dedal, quem quer que seja a não ser o vinil. Já toca.

    O dedal está um espanto (na fotografia). Se ele suspeita tanta atenção vai dar uma volta e quem perde é a Ana que tem botões a pregar.
    Bj.

    ResponderEliminar
  26. Depois de uma pausa relativo ao comentário anterior, pelos afazeres que me chamaram, cá estou eu para desta feita contemplar os dedais e oportunamente darei um salto ao blog que sugeres.
    Bonito esse dedal e uma música que até me parece familiar, mas que no fundo desconhecia!
    Excelente Ana!
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Pareceu-me certíssimo o texto sobre os objectos pequenos...vou espreitar o link...

    ResponderEliminar
  28. Já de volta (estive só a espreitar um bocadinho) tantos dedais! Alguns bem giros :)

    ResponderEliminar
  29. Lindo dedal.
    Gosto muito de divagar pelo blogue do Francisco e apreciar os seus encantadores dedais.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  30. Ana
    logo que vi a foto do dedal, lembrei do Francisco e da Idalisa.
    texto interessante e muito certo.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  31. Que engraçado, primeiro achei que se tratava de uma vela, depois lembrei-me de que a minha avó tem um dedal quase igual a esse! :)


    The Breakeven Girl - http://thebreakevengirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Preciosa partilha na delicadeza da foto do dedal e
    do gesto de carinho teu para os amigos.
    Eita menina especial, tu, Ana!
    A escolha musical maravilhosa...
    Beijos, minha amiga!

    ResponderEliminar
  33. Que lindo dedal...Vou ver se encontro
    um lindo dedal decorativo tipicamente daqui para a sua colecção. Sim, o Francisco realmente tem uma linda colecção. Beijinhos e boa semana, querida :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Ana, boa noite!
    Esperando que tudo esteja bem e você melhor, assim eu penso. Pelo que me lembro, estava com uma distensão muscular, seria isso mesmo? Faz tempo que não falamos.
    Ando a ajudar o marido nos trabalhos e estou bastante atrasada nas minhas visitas aos blogs amigos. Mas, a cada dia, vou ajustando, pois gosto imenso de vistar a todos, comentar, apreciar.
    O vídeo é de uma delicadeza impar, não conhecia. Uma bela voz feminina.
    E o dedal? Outra delicadeza a pintura das flores. Eu aprendi a gostar de dedais com o Francisco e a Idalisa. Me fazem lembrar da minha avó, que tinha um de prata, todo trabalhado, que não sabemos aonde foi parar, pelo tempo, pelos anos.

    ResponderEliminar