quinta-feira, junho 19, 2014

If you want a friend...

Fotos de animais. / Animal photos.

Às vezes, as imagens substituem as palavras...
E, às vezes, as palavras reforçam as imagens... tal como neste caso.
Foto de Ana Freire, e mais um grande pensamento... nas palavras, sempre simples e tocantes, de um dos meus autores preferidos...
"Só conhecemos o que cativamos (...) Os homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram tudo pronto nas lojas. Mas como não há lojas de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me..." (ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, 1900 - 1944)
Às vezes, as palavras reforçam as imagens... tal como neste caso, com as palavras simples e tocantes de um dos meus autores preferidos... / Sometimes, words can strengthen images... as in this case, with the simple but ever touching words, of one of my favorite authors...
Se queres um amigo... / If you want a friend...
"One only understands the thing that one tames (...) Men have no more time to understand anything. They buy things all ready made at the shops. But there is no shop anywhere where one can buy friendship, and so men have no friends any more. If you want a friend, tame me..." (ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, 1900 - 1944)
Sometimes, images replace words...
And sometimes, words can strengthen images... as in this case.
Photo by Ana Freire... and another great thought, above, in the simple but ever touching words, of one of my favorite authors...


9 comentários:


  1. Agora vou filosofar um bocadinho.
    Isso do Se queres um amigo, cativa-me pode ser complicado, tudo depende do que é cativar.
    Segundo a definição do dicionário pode ser "Tornar cativo, reduzir a cativeiro" ou "Subjugar", mas também pode ser "Seduzir" ou "Encantar".
    Não acho que prender alguém ou subjugar alguém, o vai fazer ficar meu amigo. Antes pelo contrário!
    Por outro lado, também acho que o meu poder de sedução não é por aí além, pelo que nessa área também não arisco. Resta-se ficar pelo "Encantar". Mas como poderei encantar alguém, se não tenho o mais mínimo de encanto? Como é que se encanta sem encanto?
    Moral da história, devo ser uma pessoa sem amigos, já que sou alguém sem o mínimo dom de "cativamento".
    :-)

    Mas parvoíces à parte, falemos da fotografia:
    Acho que o ponto de focagem ficou na água, e penso que deveria ter ficado na cabeça do ganso.
    Mas também sei que eles não param quietos e que até deve ter feito a focagem correcta, mas depois como ele mexeu-se... Lá foi o trabalho.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Remus!
      Será melhor trocar de dicionário... existem outros significados.
      Uma pessoa cativante, será alguém que também possa inspirar gratidão, simpatia, empatia, confiança ou qualquer outro tipo de afinidade perante outra.
      No contexto, cativar, significa abertura de espírito, aproximação, confiança.
      Cativar, significa envolver sem aprisionar.
      Subjugar, não tem rigorosamente nada de cativante. E seduzir, soa a falso, artificial e provisório.
      Quanto a não ter o mínimo dom de "cativamento", Remus, se isso fosse verdade, pela parte que me toca, garanto-lhe que nem me daria ao trabalho de juntar meia dúzia de letras para si... logo, ainda haverá esperança, para o seu caso... ;-P

      Em relação à foto... é mesmo verdade... os bicharocos mexem-se... e nunca se sabe para que lado... nem a que velocidade...
      Obrigada pela visita e opinião, Remus!
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  2. Como não percebo nadinha de técnica fotográfica, pois sou totalmente amadora com uma simples compacta, deixo as lições técnicas para o Remus.

    Adorei a foto...tem uma cor fantástica...tem vida...tem movimento...
    Ahhhhhhhhhh...o pato posou para ti!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como eu, Elisa!
      E sem ligar muito a regras ou técnicas... senão lá se vai a autenticidade...
      Obrigada pela visita, e simpatia de sempre, Elisa!
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  3. bom... eu fiquei cativado pela foto!!! :) gosto muito da cor da água, fica um fundo a combinar com as cores do pato!

    e adorei a frase... também fiquei cativado por ela! Realmente é uma coisa que não dedicamos tempo a isso, mas deviamos dedicar grande parte da nossa vida: cativar pessoas! - não no sentido que o Remus dá, de andar a raptar pessoas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo, pela visita, e pelas considerações em relação à foto.
      Decididamente, o Remus, deverá andar a consultar dicionários ao abrigo do novo Acordo Ortográfico...
      Um abraço
      Ana

      Eliminar
  4. A foto cativou-me tanto quanto as palavras que escolheste deste autor que admiro e que faz parte da minha estante de livros, e atrevo-me a deixar aqui uma outra dele que tem tudo a ver com a foto, a meu ver "Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante." , neste caso não foi a uma rosa mas ao pato que desliza suavemente na água..

    Beijos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manu!
      Por acaso, já teria essa frase debaixo de olho, e uma foto de parte, para ela... mas eis, senão, quando... alguém... se antecipou, e a utilizou há bem pouco tempo. Sendo assim, vou deixar passar mais uns diazitos.
      Mas valeu a dica, Manu, porque esse autor tem umas frases fantásticas, que eu adoro, de uma simplicidade desarmante.
      Beijinhos, obrigada e um óptimo fim de semana.
      Ana

      Eliminar
  5. Você já entrou no gangue dos cativadores, faz tempo, Jéff!
    E continua me cativando sempre, com os seus trabalhos, e simpatia.
    Tenha uma óptima semana!
    Bjs, mano!
    Ana

    ResponderEliminar