quarta-feira, junho 10, 2020

Tribute...

Fotos de edifícios e monumentos. / Buildings and monuments in photos.

Vivemos numa fase particularmente difícil, para o mundo das artes... concertos cancelados... projectos cinematográficos, teatrais e televisivos adiados, ou profundamente alterados... festivais transferidos para o próximo ano...
O mundo das artes, sempre coloca os melhores à prova... num desafio de constante reinvenção...

No presente, nestes tempos de pandemia... experimentamos sentimentos de angústia,  ansiedade, e incerteza... contudo... estes estados de alma acompanham imensos artistas... toda uma vida... quer pelas dificuldades que sentem no seu percurso artístico, quer pelo desapontamento de não conseguirem ser valorizados ou reconhecidos... quer pelo desafio que representam certos projectos a que se propõem... no entanto... as maiores obras, pertencem aos que sempre criaram sob o peso dos seus fantasmas... eles mesmos... o combustível, a inspiração, e o meio que lhes possibilitou uma forma diferente, e única de sentirem o mundo... e de o mostrarem aos demais... nas obras que deixam...

Nos últimos anos, tive o privilégio de admirar alguém, aqui neste mundo da Net, extremamente talentoso, em diversas artes. Do desenho, à pintura... passando pelo universo da escultura e da fotografia... revelava-se igualmente também, um pensador atento, perspicaz e inconformado, em relação ao seu país e ao mundo...
Sentia-se a genialidade latente, em cada uma das suas publicações.
Robert Nicolaescu, do blogue... Robert N. - pointpen, foi mais uma vitima da doença do momento... que tem reclamado tantas vidas, pelo mundo inteiro... o Covid-19.
Foi um imenso privilégio, Robert, estes anos de preciosas partilhas e sempre tão enriquecedora interacção, neste universo tão especial, dos blogues...
Até um  dia!...

Como habitual, aqui vos deixo o link, com a minha escolha musical, para hoje... Mike Masse - Vincent (acoustic Don McLean cover).
Foto de Ana Freire.
"A vida normal é um caos desorganizado de projectos, emoções, sentimentos, interesses culturais, familiares, profissionais. Nós vivemos nesse caos. O que faz a doença? Arruma o caos (...)." (JOÃO LOBO ANTUNES, 1944 - 2016).
Vivemos numa fase particularmente difícil, para o mundo das artes... / We live in a particularly difficult phase, for the world of the arts...
Homenagem... / Tribute...

"Normal life is a disorganized chaos of projects, emotions, feelings, cultural, family, professional interests. We live in this chaos. What does the disease do? Organizes chaos (...)." (JOÃO LOBO ANTUNES, 1944 - 2016).
We live in a particularly difficult phase, for the world of the arts... concerts canceled... cinematographic, theatrical and television projects postponed, or profoundly altered... festivals transferred to next year...
The world of the arts always puts the best to the test... in a challenge of constant reinvention...

In the present, in these pandemic times... we experience feelings of anguish, anxiety, and uncertainty... however... these states of mind accompany so many artists... a whole life... whether because of the difficulties that they feel along their artistic way, either because of the disappointment of not being able to be valued or recognized... or because of the challenge represented by certain projects that are proposed... however... the greatest works, belong to those who have always created under the weight of their inner ghosts... themselves... the fuel, the inspiration, and the path that enabled them to have a different and unique way of feeling the world... and showing it... in the works they leave...

In recent years, I have had the privilege of admiring someone, here in this world of the Net, extremely talented, in several arts. From drawing, to painting... passing through the universe of sculpture and photography... he also revealed himself to be an attentive, perceptive and unconformed thinker, in relation to his country and the world...
His latent genius was felt in each of his publications.
Robert Nicolaescu, from the blog... Robert N. - pointpenwas another victim of the disease of the moment... that has claimed so many lives, all over the world... the Covid-19.
It was an immense privilege, Robert, these years of precious sharing and always so enriching interaction, in this very special universe, of the blogs...
See you one day!...

As usual, here I leave the link, with my musical choice, for today... Mike Masse - Vincent (acoustic Don McLean cover).
Photo by Ana Freire.


45 comentários:

  1. Boa noite Ana. É verdade, neste tempo incerto de pandemia os artistas estão em situação delicada, principalmente os artistas das artes plásticas, que não podem expor os seu quadros, as galerias estão com as portas fechadas, o mesmo ocorre com demais artes, o que é uma pena. A orquestra Sinfônica de Porto Alegre está silenciosa.

    Uma boa semana, com saúde e paz, Ana.

    Um beijo.

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Sem palavras deixo um apertado abraço de solidariedade pela perda do seu amigo.
    Luz e Paz para o seu espírito.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que esta pandemia veio baralhar tudo !
    Os artistas ( sobretudo os de cena ) vivem tempos difíceis.
    Os técnicos de saúde estão exaustos.
    As mães que ficaram em tele trabalho não tiveram descanso, especialmente aquelas que, por uma razão ou outra, dispensaram as empregadas domésticas.
    E quem editou livros antes da pandemia aqui chegar e viu as livrarias encerrarem portas ?
    Um autêntico sufôco para todos e para cada um, Ana.
    Valha-nos a tua escolha musical !
    😚

    ResponderEliminar
  4. Bela homenagem Ana
    pois recordar os que partem
    é o nosso trem
    nestes dias de incerteza e desdem
    pelos vivos '_~)))

    Beijinhos
    e uns belos Feriados que se apreciam pra vocês '_*))

    ResponderEliminar
  5. Hi Ana.

    Nice tribute to the art Ana.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  6. A foto com essa bela janela, mostra o trabalho espectacular que a envolve. Onde foi tirada?
    Beijinhos.
    Um bom feriado!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia:- Tempos difíceis para que faz da arte profissão. Casas de espectáculo fechadas, eventos parados. Oxalá a normalidade volte depressa. Mas será que voltará?
    .
    Um dia (feriado ou não) feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Puxa, que triste ,Ana! perder amigos nos machuca muito e foi mais um que perdeu a vida para o vírus...Pena! Fizeste uma linda homenagem. Não conhecia o seu blogue.Que repouse em paz! Pra ti um beijo,chica

    ResponderEliminar
  9. Hello Ana,
    It is sad to learn about those who have passed from this virus. I am sure it is a difficult time for everyone. Nice tribute. Take care and stay well. Enjoy your day!

    ResponderEliminar
  10. Hello Ana,
    The photo is beautiful.
    It is a difficult time for everyone.
    It is sad to hear that so many people have died from this virus.
    Be careful and stay healthy.
    Best regards Irma

    ResponderEliminar
  11. Aplauso para o texto e para o som!
    Boa semana, Ana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Este vírus tem sido devastador.. e sinto muito a perda deste amigo!
    Para todos, inclusive para a arte, estes são tempos difíceis.

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. O pensamento é perfeito... o olhar bem interessante... o som agradável e o texto a merecer a nossa atenção!
    Bom feriado Ana!

    ResponderEliminar
  14. E um vírus deixa mais uma lacuna. Um vazio. A esperança é que Antonio Lobo Antunes tenha razão ao afirmar "A vida normal é um caos desorganizado de projetos, emoções, sentimentos, interesses culturais, familiares, profissionais. Nós vivemos nesse caos. O que faz a doença? Arruma o caos (...). Tomara que a doença organize o caos em que estamos mergulhados, que o homem descubra não a si mesmo, mas o outro, o seu semelhante que está ao seu lado, e que sempre esteve se lixando para este outro. Vamos aguardar. A sua foto está magnífica. Parabéns pelo dedicado ao amigo que nos deixou. Que tenha a paz merecida!
    Beijinhos, minha amiga Ana!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde de paz, querida y Ana!
    Muito triste tudo isto estar acontecendo, querida.
    Muitas vezes, tem sido burlado o confinamento por necessidade financeira e as pessoas de um modo em geral têm sido muito prejudicadas, sem contar a dor imensa de perderem entes queridos.
    Estamos entre a cruz e a espada...
    Quem puder, que fique em casa para ajudar aos demais também.
    Muito bonito o vídeo de hoje.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  16. Uma publicação que nos faz reflectir. E uma belíssima imagem!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. So very sad, it is a dangerous virus..
    Take care, Ana.
    Thank you for Your beautiful posts,

    Hugs, Ida

    ResponderEliminar
  18. Hello dear Ana.
    Great tribium for our friend Robert..
    When i visit his blog,on Saturday,after my post,i was shocked with the news a read about his death.
    I couldn’t believe it...It is sad to hear for all those deaths from the virus..and it doesn’t end..
    Take care and stay safe.
    Dimi...

    ResponderEliminar
  19. Sempre tão triste quando se trata de "perdas", nem sei que diga. Gostei da tua publicação e das sugestões!🌹
    -

    Deambulando na frescura das manhãs...


    Beijos e um excelente tarde! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá, Ana, que triste quando vemos um amigo, um parente ou mesmo um apenas conhecido nosso ser vítima do coronavírus. A sensação é de que estamos meio abandonados à sorte. Atualmente os países estão ainda testando tudo, fecha a quarentena; abra a quarentena... os remédios são eficazes? Os remédios não são eficazes. E assim vamos indo sem armas nenhuma, e seja o que Deus quiser. Estamos todos muito inseguros, porém antes de descobrirem algo eficaz, penso que o isolamento é a nossa única ferramenta.
    Quanto ao vídeo, adoro essa música, tenho no meu blog mas coloquei numa crônica que não lembro. Até vou procurar.
    Beijo, saúde e paz, amiga.

    ResponderEliminar
  21. Excelente pensamento, estamos em tempo muito difícil não só para quem faz da arte profissão é para todos, muito triste quando perdemos alguém que gostamos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. É sempre com muita tristeza que vemos alguém partir ainda por cima levado por este terrível vírus.
    Um abraço e bom feriado.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  23. Gostei da fotografia !... e da música claro !

    ResponderEliminar
  24. Esperemos acabar con el enemigo. A ver cuando tenemos ya la vacuna y un medicamento completamente eficaz y sin contraindicaciones graves y entonces seremos libres de disfrutar del mundo del arte.

    Besos

    ResponderEliminar
  25. Belo tributo...A morte é a única certeza que temos, mas como dói a saudade daqueles que amamos... Abraços,querida Ana.

    ResponderEliminar
  26. Esta pandemia tem levado algumas pessoas com valor na arte. O vírus não distingue ninguém e tem preferido os mais velhos.
    Não conhecia o Robert. Mas, pelo que percebi, era um homem com valor e valores. Paz à sua alma.
    Querida amiga Ana, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  27. Tempos bastante difíceis estes... estranhos, avassaladoras para tantos...
    Não conhecia este senhor, visitei o blog.
    Que esteja tudo bem consigo e com a sua família.
    Gostei da versão musical.
    Bjos

    ResponderEliminar
  28. Olá querida Ana!
    É preciso reorganizar as nossas vidas e sermos gratos por cada dia em que ainda conseguimos gargalhar!
    Que no seu lar, tudo seja abençoado!
    Um grande beijinho!☀️
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  29. Ana,

    Não conhecia o blog e autor que se referiu no post. Eu sinto por ele e por tantos outros que perderam a vida por conta desse vírus.

    Uma bonita homenagem e a foto muito expressiva.

    Um abraço
    Sônia

    ResponderEliminar
  30. Bom fim de Semana pra vocês
    essa saúde em dia
    que o raio do Verão
    que não, pra outro dia '_~)))))

    Beijinhos '.~))

    ResponderEliminar
  31. Como escreveu um poeta: um amigo que parte é uma ferida na luz…
    Sinto imenso que tenha perdido o seu amigo Robert Nicolaescu, minha Amiga Ana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  32. Toca-nos uma enorme tristeza, querida Ana. É como se partisse uma amigo nosso. O mundo está mesmo um caos. E nós, na corda bamba, sem saber para onde caminhamos.

    Terno abraço.

    ResponderEliminar
  33. Que ele descanse em paz.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  34. Tantas perdas, tantas dores! Que horror, Ana. Todos ficaremos mais pobres, mesmo os que sobrevivemos. Um beijo

    ResponderEliminar
  35. Mesmo assim, acredito que os verdadeiros artistas vão superar estas tremendas dificuldades! :-)
    Beijinhos e um bom fim de semana :-D

    ResponderEliminar
  36. Bom dia com alegria para vocês
    no desejo de um fim de Semana agradável
    e bonito '.~))

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
  37. Echaremos en falta sus dibujos y sus amables palabras Ana.
    Ahora descansa en paz. Precioso homenaje.
    Buen fin de semana..
    Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  38. Very interesting post! ✔️✔️✔️ Have a great day my friend! 💮💮💮

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Ana,
    Uma perda irreparável!
    Fica a sua homenagem póstuma a esse seu amigo.
    Que descanse em paz.
    A foto é belíssima, assim como a música, muito sentida.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  40. OI ANA!
    UM MOMENTO NO QUAL ESTAMOS NOS UNINDO, MESMO A DISTÂNCIA, NA PREOCUPAÇÃO DE QUE ACONTEÇA COM ALGUÉM DE QUEM GOSTAMOS E ISSO É ANGUSTIANTE.
    TOMARA QUE PASSE DE UMA VEZ.
    PENA A PERDA DESTE AMIGO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  41. Boa e bela Semana em alegria para vocês Ana '_~)))

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  42. Uma sentida homenagem ao seu amigo Robert Nicolaescu. Que descanse em paz.
    Interessante e linda foto
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Sempre muito triste quando perdemos um amigo nesse nosso convívio e sua homenagem significa o quanto importa a amizade que aqui firmamos.
    Que a família receba o conforto nesse momento difícil.
    meu abraço,Ana

    ResponderEliminar