segunda-feira, maio 11, 2015

Proudly colorful....

Fotos do litoral. / Sea coast photos.

Orgulhosos, determinados, destemidos e coloridos... assim são estes pequenos barcos de pesca, que desafiam o mar, ainda fonte de sustento de muitas famílias, e que podemos facilmente encontrar na Praia dos Pescadores, na Ericeira.
Foto de Ana Freire... e mais um grande pensamento, em poucas palavras... como apreciamos, por aqui...
"A adversidade confere aos homens todas as virtudes que a prosperidade lhes retira." (EUGÈNE DELACROIX, 1798 - 1863)
Orgulhosos, determinados, destemidos e coloridos... assim são estes pequenos barcos de pesca, que desafiam o mar, ainda fonte de sustento de muitas famílias, e que podemos facilmente encontrar na Praia dos Pescadores, na Ericeira. / Proud, determined, brave and colorful... it is how they look like, these small fishing boats, defying the sea, which still  are source of sustenance of so many families in this village, and which we can easily find at the Praia dos Pescadores in Ericeira.
Orgulhosamente coloridos... / Proudly colorful...
"Adversity gives man all the virtues that prosperity took." (EUGÈNE DELACROIX, 1798 - 1863) 
Proud, determined, brave and colorful... that's how they look like, these small fishing boats, defying the sea, which still  are source of sustenance of so many families in this village, and which we can easily find at the Praia dos Pescadores in Ericeira.
Photo by Ana Freire... and a great thought, in a nutshell... as we like...


48 comentários:

  1. Nortada... Um bom nome para um barco. :-)
    Não sabia que a "nortada" era algo que também atingia as praias do sul. Estava convencido que era um fenómeno exclusivo das praias do norte. Já aprendi algo hoje. ;-)

    O barco com estas cores tão garridas, fazem-me lembrar os barcos (e as casas) que construía com legos, quando era um Remusinho pequenino. Nessa altura, quando construía essas coisas, quanto mais garridos elas fossem, na minha opinião, mais bonitas eram.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Remus, este vento, faz-se sentir em muitas zonas do nosso país, não se limitando apenas à zona costeira.
      Lembra-se daquelas árvores, inseridas naquele por de sol flamejante, que tirei aqui, da minha janela, há tempos?
      Pois é!... Essas árvores, têm uma inclinação natural, devido ao efeito da nortada, que por aqui se faz sentir, e que condicionou o seu normal crescimento. Daí, todas elas se apresentarem assim, tão inclinadas... e não estamos propriamente junto a uma zona costeira, aqui nesta zona entre Loures e Odivelas...
      As cores dos barcos... acho que o João Menéres, e o meu Anjo da Guarda preferido (Beites), também João de seu nome, nos seus comentários, mais abaixo... deram a explicação perfeita, sobre as cores destes barcos...
      Obrigada, Remus, pela visita e comentário...
      Bjs
      Ana

      Eliminar
  2. Barcos sempre me encantam e parecem me levar a viajar com eles.Lindo! Ótima semana, beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chica!
      Estes barcos pequenos e coloridos, simplesmente fascinam-me!...
      E custa a acreditar, como conseguem vencer, tantos ventos e marés... bem intempestivas, nesta zona da costa, por vezes, em pleno Inverno!
      Beijos, Chica! Um excelente fim de semana!
      Ana

      Eliminar

  3. "São cores de Povo
    São dores
    Desamores
    São Fado esquecido perseguido."

    E como deu pra isto
    deixo um Xoxo de aqui dos calhaus
    nos desejos de uma semana feliz
    e sorriso em dia como se diz.~_

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João... não há hipótese... você é mesmo um poeta!...
      É mesmo essa a essência das cores destes barcos... com muito sal, à mistura... do mar, e das lágrimas, de quem fica em terra, com o coração nas mãos, a vê-los partir, na certeza de um regressar incerto, por vezes...
      Beijos, aqui da aldeia à Luz da Lua, a estas horas mais tardias...
      Grata pela simpatia... e palavras inspiradoras, e inspiradas...
      Ana

      Eliminar
  4. Preciosos colores.
    Los barcos son como el alma de los mares.
    Abrazos para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja muito Bem-Vinda, Marga!
      Tem toda a razão... os barcos são mesmo a alma dos mares... e todos os pescadores, sempre trazem o mar, nas suas almas, até ao fim das suas vidas... tal a sua infinita paixão por ele...
      Grata pela sua visita e palavras. Terei imenso gosto, em melhor conhecer o seu blogue, que, à primeira vista, me parece absolutamente extraordinário!
      Beijos! Tudo de bom!
      Ana

      Eliminar
  5. Vives numa das zonas mais bonitas do país. Adoro a Ericeira!
    Beijinho Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vivendo propriamente na Ericeira, mas na área... traz-me a vantagem de, por vezes, estar por lá, largas temporadas... mais na altura do Verão. Hoje em dia posso dizer, que adoro a Ericeira.
      Mérito de uma grande amiga minha, que infelizmente já não anda por cá... mas que me foi fazendo descobrir a paixão por esta terra...
      Beijos, Ricardo! Grata pela visita e simpatia...
      Ana

      Eliminar
  6. Uma foto 10 **********

    A parte do todo,excelente e colorida foto...o nome certinho...Nortada...odeio!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase todos os barcos por lá, mais tradicionais, são mesmo assim... tremendamente coloridos.
      Percebo o que quer dizer, Elisa! Este vento, consegue, por vezes, ser tremendamente desagradável, perigoso, trazendo o frio, e o mau tempo com ele... e o perigo para as zonas costeiras, e consequentemente para as embarcações...
      Esta zona é particularmente fustigada pela Nortada. Em São Sebastião, junto à Praia do Norte, por exemplo, toda a vegetação acusa o forte efeito do vento... crescendo já naturalmente inclinada, viradas para sul, por causa da acção do vento... árvores robustas, inclusive, crescem completamente inclinadas... só vendo!
      Beijinhos, Elisa! Grata pela simpatia de sempre...
      Ana

      Eliminar
  7. Essas pequenas embarcações contam histórias... e muitas delas são deixadas a beira mar... preciosa fotografia e grande pensamento.

    Beijo carinhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, Teca! Contam histórias, carregam sonhos, incertezas, medos, mágoas... mas também um infinito amor, paixão e respeito, pelo mar.
      Nenhum pescador, consegue viver afastado mar... mesmo tendo passado uma vida tão dura, ligado a ele, e perdendo familiares e amigos... mas permanece sempre por perto, até ao fim dos seus dias... Constato isso na Ericeira, por lá a toda a hora.
      Beijo, Teca! Um abraço imenso, aqui deste lado do mar, te desejando um excelente final de semana!
      Ana

      Eliminar
  8. ME ENCANTAN LOS COLORES!!
    COM LAS CASA DE AVEIRO ASI DE COLORIDAS..
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Alicia!
      As casas de Aveiro, também são igualmente alegres e coloridas.
      No entanto, estes barcos, pertencem a uma zona afastada de Aveiro. Ficam mais ao centro da costa portuguesa, próximo do Cabo da Roca... numa localidade chamada Ericeira.
      Nesta localidade, os barcos mais tradicionais, apresentam-se assim... com cores bem fortes, alegres e contrastantes.
      Grata pela sua visita e palavras, Alicia!
      Beijos e volte sempre!!!
      Ana

      Eliminar
  9. depois desta fabulosa explosão de cores, vejo um nome genial para um barco! se eu tivesse um barco também queria que se chama-se "nortada"... aqui para o norte dão nomes de santos, esposas ou filhas aos barcos!!! não é tão interessante!!!
    com tanta cor, parece um barco dos desenhos animados... o resultado é fabuloso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Paulo!
      Realmente, explosão de cores, é a expressão que melhor descreve as cores, com que são pintadas estas pequenas embarcações, mais tradicionais, lá na Ericeira.
      E as combinações de cores, são sempre incríveis e improváveis.
      Os barcos bem mais recentes, já se ficam pelas cores branca... ou cinza... mas estes barcos, mais velhotes, são um autêntico festival de cores.
      Eu também gosto imenso do nome deste barco... mas eu sou suspeita... porque aprecio muita coisa, e muitas gentes do Norte... para além do meu FCPzinho...
      Ainda em relação a nomes de barcos, originais, lá na Ericeira... o meu preferido continua a ser o "Não te rales..."
      Mais uma vez obrigada, Paulo! Beijos!
      Bom fim de semana!
      Ana

      Eliminar
  10. Minha querida, tem de "despedir" o seu jardineiro, pke não plantou malmequeres brancos, que significam pureza e paz, de corpo e de alma. Então, como faz as suas "festas"? Haja imaginação, artefactos, fotografias e palavreado doce, elementos e atributos que não lhe faltam! Bem, e o resto, é também tarefa dele, não do jardineiro, obviamente.

    Barco, depois, embarque, desembarque, embarcar, desembarcar, barquito, barquinho, abarcar são palavras derivadas do tal "Nortada", que ficou, lindamente, na foto, ou não fosse o talento da "menina" a fazê-la.
    Creio k alguns, k seguem o meu blogue, já sabem k o mar e seus derivados, apêndices, afluentes e subafluentes nada me dizem, bem, pelo contrário, assim disse/escrevi eu no meu anterior poema: "Entre o céu e a terra", mas, eu sou assim e nada a fazer, embora saiba k, historicamente, o litoral sempre foi mais povoado, mais rico e atrativo do k o interior, mas... conjunção coordenativa adversativa, morfologicamente, escrevendo e para "desviar" assunto.

    Pelos vistos e segundo a sua preciosa, indispensável e valiosa opinião, estou a escrever um bocadinho melhor, mais leve, mais subtil. Ana, Ana, estou a ficar bué preocupada, pke estou a perder a minha sensualidade e erotismo, na escrita, só, logicamente, pke eu sou mesmo uma "mosquinha morta" , no resto.

    Agora, a frase mega filosófica (eu sabia algumas coisas das teorias dos filósofos, as sombras das cavernas, mais os tratados de paixão da alma, mais a palha, mta palha k eu arranjava, assim, ao virar da esquina, num abrir e fechar de olhos, e depois, lá vinham os 17/18 valores), k tenho de comentar, ou fazer k comento, k percebo. Falando sério: acho que qto mais adversidade, natural ou não, o Homem encontra, mais maneiras, mais modos, ele arranja para ultrapassá-la. É uma questão de "matas ou morres" , apenas isso.

    Beijinhos, com apreço e estima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Despedir o jardineiro, não digo!... Pois até que nem trata nada mal, aqui desta florzita que... oui c'est moi... tenho é que ir caçar malmequeres brancos, algures.
      Por acaso, comentámos ainda esta semana, como era tão frequente vê-los por esta altura, mesmo à beira dos caminhos, onde habitualmente passamos, e como parecem ter desaparecido todos...

      Pois os elementos, ligados ao mar, Céu, aqui no blogue serão um pouco recorrentes, devo dizer... nesse aspecto, parece-me que a Céu, irá apanhar uma grande seca, por aqui, pois gostamos mesmo de meter água... até porque tenho ainda, imensas fotos da Ericeira, que de quando em vez, vou despejando aqui no blogue.

      Em relação aos seus textos, Céu... já sabe a minha opinião... ambas as opções têm igual qualidade... poderá sempre explorar, cada uma delas, no seu melhor... mais romantismo... ou mais erotismo... nenhuma vertente é inferior à outra... e poderá agradar a um maior leque de leitores.

      Relativamente ao lado filosófico, da adversidade... a questão do "morres ou matas", o que interessa, no processo todo, é não morrer, e fazer o menor número de vitimas possível... também porque eu nem posso ver sangue à minha frente... pois tenho tendência a cair para trás redondamente... e sem contemplações... deve ser algum trauma de vidas passadas... é isso, e pânico de insectos... acho que nem Freud explica...

      Beijos, Céu! Grata pela sua simpatia, assiduidade por aqui, e considerações, em relação ao que por aqui vamos fazendo.
      Bom fim de semana! Tudo de bom...
      Ana

      Eliminar
  11. Barcos de pescadores, sobretudo as mais pequenas embarcações, enfrentam terríveis momentos e muitos deles são verdadeiramente trágicos.O colorido, por vezes exagerado, é uma forma de dizerem ao mar : Não me assustas !
    Quanto à Nortada, REMUS, ela percorre toda a frente atlântica e só muda de nome ( e de direcção ) depois de dobrar a Ponta de Sagres.

    Um beijo, ANA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, João!
      O colorido destas embarcações, é mesmo uma forma de mostrar bravura, valentia, e ousadia, perante o poder imenso do mar...
      Em relação à Nortada, também já me apercebi, que um outro comentador, o Doce de Limão, um pouco mais abaixo, deixou uma longa e detalhada explicação, sobre a ocorrência e origem de tal fenómeno atmosférico.
      Grata pela visita e comentário, João!
      Sempre bom tê-lo por aqui!!! A continuação das suas melhoras!
      Beijinhos! Bom domingo!
      Ana

      Eliminar
  12. Gosto muito Ana
    _ das cores , do sentimento que transmite , da 'nortada' escrita em maiúscula ( palavra essa que não faz parte do nosso vocabulário), e que me faz lenbrar o vento sul da minha cidade natal.
    Como gosto da linguagem rebuscado dos portugueses!! claro sem menosprezar a genialidade da linguagem brasileira originalmente criada de acordo com as circunstâncias da terra.
    Depois de uns dias de 'imersão' tento colocar a cabeça pra fora e conviver...
    meu abraço e carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Lis!
      A Nortada por cá, designa-se ao vento que sopra do Norte, e que frequentemente fustiga a costa portuguesa... e que se faz sentir com grande intensidade na Ericeira, também no Verão...
      O vosso vento de Sul, tem alguma designação em especial?
      Que bom tê-la de volta por aqui, desejando que o que quer que seja que a desinquietou, já se tenha resolvido da melhor forma, Lis!
      Um grande beijo! Desejando-lhe um óptimo domingo, dentro do possível...
      Ana

      Eliminar
  13. Olá Ana,

    Bem-vinda ao meu recanto.
    Belo blog, com muita riqueza em arte fotográfica. Parabéns!
    Adorei o colorido do barco, que lhe dá um visual bem chamativo e de destaque.O detalhe do mar e suas ondas não passa despercebido, pois dão um toque de beleza extra ao cenário.
    De grande sabedoria a frase de EUGÈNE DELACROIX.

    Ótima semana.

    Beijo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-Vinda, Vera!
      Também temos muito gosto, em tê-la por aqui, no nosso cantinho... e certamente, será um prazer imenso, apreciar o seu recanto, tão gostoso.
      Beijos! Grata pela visita e amabilidade, e desejando-lhe um excelente domingo...
      Ana

      Eliminar
  14. Estupendo colorido... Te mando un saludo desde Murcia....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Alp!
      Grata pela visita e palavras de apreço... Volte sempre, pois é muito Bem-Vindo, por aqui, ao nosso cantinho...
      Um abraço, junto com o desejo de que tenha um excelente domingo!
      Ana

      Eliminar
  15. a foto ficou bem conseguida.
    cores e mar e ainda o barco com um nome muito original.
    uma boa semana.
    beijos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Piedade!
      Foi a imagem possível, num final de tarde, de um dia meio nublado, e com o mar bem agitado, junto à Praia dos Pescadores, na Ericeira.
      Um excelente domingo!
      Beijos! Grata pela visita e palavras...
      Ana

      Eliminar
  16. Hermosa fotografía!!! y un profundo pensamiento....
    Que tengas un buen día, querida Ana!!! mi g+ para tu post!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marcela!
      Que bom que as nossas escolhas, por aqui, continuam do teu agrado.
      Um bom domingo para ti, e uma excelente semana!!!!
      Grata também pelo teu g+ no nosso post!
      Beijos ♥
      Ana

      Eliminar
  17. Ana, vim agradecer teu imenso carinho por lá! Entendi muito bem tudo , mas essa pessoa até poderia ser considerada da família, mas não dá! Assim, deletar, excluir da vida não posso, mas me protejerei não a vendo mais aqui em casa, nem perto daqui! pena, mas há pessoas(ou vacas???0 que não merecem nem um segundo de nossos pensamentos! beijos, obrigadão, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer, Chica!
      Que bom, que a Chica reconsiderou, e não deixou que algo menos bom, a impedisse de continuar com o que tanto gosta... os seus blogs... e os seus projectos neles divulgados.
      Tudo passa, Chica... e certamente a situação resolver-se-á pelo melhor, com toda a certeza... talvez com um pouco mais de tempo, e de paciência...
      O que não tem remédio... remediado está... e há que seguir em frente...
      Beijos
      Ana

      Eliminar
  18. Feliz e belo resto de semana Feliz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, João!
      Igualmente por aí, um excelente final de domingo, com muito calorzinho! Certamente bem apetecível para ir arejar um bocado... antes do jogo do Benfica...
      Beijos, aqui da Aldeia do Sol à Farta...
      Ana

      Eliminar
  19. Seus caminhos são, de fato, desafiadores. E há quem deles tira o sustento, em luta diária.
    Muito belo seu foco! Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marilene! Sendo incrível, a forma como estas pequenas embarcações, desafiam grandes intempéries... e sendo a actividade piscatória, uma constante luta diária, e tão pouco valorizada, devidamente, infelizmente...
      Beijos, Marilene! Grata pela visita, e simpatia habitual...
      Ana

      Eliminar
  20. Descodificando a Nortada
    “A Nortada é um fenómeno típico do Verão que normalmente se intensifica durante o período da tarde, resultando da combinação de um anticiclone na região dos Açores e de uma depressão de origem térmica na Península Ibérica”Estes dois centros de ação dão origem a uma corrente de quadrante Norte, que será mais ou menos intensa dependendo de dois fatores: da posição relativa dos centros de ação, ou seja, da região anticiclónica no Atlântico face à região depressionária no meio da Península; e da intensidade desses centros de ação”, desenvolve.
    São estes dois fatores que vão determinar o grau de aproximação/afastamento das isóbaras, ou linhas de pressão, um conceito fundamental para compreender este tipo de fenómenos. “Em torno do centro de um anticiclone existem as isóbaras (aquelas linhas circulares que se veem nas cartas meteorológicas). Se as isóbaras estiverem mais afastadas, haverá pouco vento; quando estão mais aproximadas, o vento é mais forte”,Quando os centros de ação, ou seja, a alta pressão e a baixa pressão, estão muito próximos, como é o caso, vamos ter um aumento do aperto das isóbaras e, consequentemente, ventos mais intensos. Imagine-se o cume e o vale de uma montanha, sendo que a zona alta é o anticiclone e a zona baixa é a depressão. Se o pico e o vale estão muito próximos, o declive vai ser muito grande. Isto representaria a situação de vento muito forte. Agora, imagine-se que o pico e o vale estão muito afastados um do outro, naturalmente o declive já não vai ser tão acentuado. Neste caso, o vento seria mais fraco. É este o raciocínio que devemos fazer.
    Do mesmo modo, se os centros de ação forem muito intensos — ou seja, quando temos um anticiclone com pressões muito altas e uma depressão com pressões relativamente baixas, como é também o caso — vai verificar-se igualmente uma aproximação das isóbaras e uma consequente intensificação dos ventos de quadrante Norte, o que ajuda a explicar a forte Nortada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus!!!!!! Até fiquei um pouco desnorteada... mas sem perder o Norte...
      A explicação está absolutamente excepcional e detalhada ao máximo, Doce de Limão!
      Fiquei realmente a entender bem melhor, este fenómeno atmosférico, com detalhes, que desconhecia de todo...
      Grata pelo seu tempo, pesquisa, e atenção dispensada, aqui no nosso blogue!
      Volte sempre! Abraço!!! E mais uma vez obrigada, por tão detalhada explicação, DL.
      Ana

      Eliminar
  21. Olhei para estas cores e lembrei-me do Cottidianus.
    São bem contrastadas, exuberantes, como os constrastes a pb do Cottidianus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os trabalhos do Paulo, são uma referência para todos nós... e tenho reparado que a sua influência se tem feito sentir, em inúmeros blogues, em que nos cruzamos, dado surgirem tantas imagens a P/B, ultimamente, nos mesmos...
      No entanto, por aqui, não pegamos modas, nem influências de ninguém... à excepção de umas raras brincadeirinhas a P/B, preferimos mantermo-nos fiéis a nós mesmos, pelo que a cor, por norma tem sempre um papel de destaque nas nossas imagens, por aqui...
      Deixamos a opção do P/B, para quem dela sabe fazer o seu uso devido, e tirar o máximo partido.
      Cada um com o seu estilo, a fazer o que mais gosta...
      Obrigada Questiuncas, pela visita e comentário!
      Abraço
      Ana

      Eliminar
  22. Linda foto, também aqui as cores em abundância, motivo pelo qual nos fascina o olhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rui!
      Realmente, por aqui, sempre que possível, gostamos de apostar na cor...
      Grata pela simpatia de sempre...
      Uma boa semana! Bjs!
      Ana

      Eliminar
  23. Ora aqui está uma frase muito sábia, gostei muito! As cores do teu barco de pesca são vivas sim, o que o faz parecer que é de brincar, de lego, por exemplo. Bonita fotografia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rute! O Remus também fez idêntica observação... as cores assim tão vivas, fazem lembrar os jogos de Legos...
      Só os barcos tradicionais, têm estas combinações de cores tão alegres e improváveis... mas bonitas.
      Os mais modernos, quase sem excepção, ficam-se pelo branco ou cinza.
      A adversidade, no mar, tem que ser enfrentada, em equipa... união, que se perde, quando as pessoas se tornam individualistas e egoístas, características próprias de quem possa ter uma vida mais despreocupada ou desafogada, na maior parte das vezes, infelizmente... em que a cooperação e solidariedade... se tornam apenas palavras pronunciadas, nunca fortemente traduzidas em actos...
      Daí a escolha de uma frase, que de alguma forma, desse a entender isso mesmo...
      Beijinhos, Rute! Obrigada pela visita e simpatia de sempre...
      Ana

      Eliminar
  24. Quanta verdade numa frase aparentemente tão simples. E a fotografia? Uma delícia!:))
    Bom Domingo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, GL!
      Que bom, tê-la de volta! Estou a dever-lhe umas visitas ao seu blogue... de logo mais, não passam...
      Beijos! Votos de uma excelente semana!
      Ana

      Eliminar