sexta-feira, abril 11, 2014

Going up?...

Fotos de edifícios e monumentos. / Buildings and manuments in photos.

Hoje deixo por aqui, a imagem de um dos ex-líbris, da cidade de Lisboa. O Elevador de Santa Justa, o qual foi inaugurado em 1902.
Uma das estruturas mais visitadas na cidade de Lisboa, essencialmente por turistas estrangeiros, que procuram conhecer a fantástica vista sobre a cidade, de que se pode desfrutar, no seu piso superior.
Aqui fica a foto, e mais um grande pensamento, em poucas palavras... muito a propósito...
Foto de Ana Freire.
"A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio; não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar." (FERNANDO PESSOA, 1888 - 1935)

Hoje deixo por aqui, a imagem de um dos ex-líbris da cidade de Lisboa, acompanhada de mais um grande pensamento de Fernando Pessoa... muito a propósito. / Today I leave here, the image of one's symbols of the city of Lisbon, followed by another great thought of Fernando Pessoa... highly suitable.
Elevador de Santa Justa / Santa Justa Lift

"The purpose of art is not to please. The pleasure here is a means; in this case is not an end. The purpose of art is  to elevate." (FERNANDO PESSOA, 1888 - 1935)
Today I leave here, the image of one's symbols of the city of Lisbon, the Santa Justa Lift, which was opened in 1902.
One of the most visited structures in Lisbon, mainly by foreign tourists, looking to see the fantastic view over the city, that one can enjoy on its top floor.
Here it stays the photo, and another great thought in a few words... highly suitable...
Photo by Ana Freire.


13 comentários:

  1. E eu que ainda não subi aqui!!! É quase pecado , eu sei, mas ficou aqui um registo soberbo deste ex-libris da nossa maravilhosa capital.
    Gostei da inclinação, da cor e com uma vontade enorme de um dia destes subir, subir, subir...
    este fim de semana também andei por Lisboa, mas só na zona de Belém, mas ando aqui mortinha por passar um dia inteirinho de máquina em punho a disparar por todo o lado.
    É o que faz ver fotos assim, uma pessoa fica logo com vontade de ir e ficar.

    Beijos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, já lá fui acima, mas já faz tanto tempo, que quase já nem lembro...
      De vez em quando também gosto de subir, subir, subir... mas bem baixinho... que tenho vertigens, e depois, como já alguém disse, nunca se deve subir para além do nosso carácter, logo, nada como ter pézinho no chão, para não cair de muito alto...
      Foi a melhor inclinação, na foto, que eu consegui, Manu, para enquadrar devidamente o elevador, entre os edifícios, do sítio onde eu estava, sem perder muito tempo, pois estava de passagem.
      Belém, também é bem agradável, estive por lá à tempos a apreciar as obras do Berardo, no Centro Cultural.
      Então já vi que a Manu, passou um fim de semana em beleza... à beira Tejo...
      Bem bom...
      Beijos
      Ana

      Eliminar
  2. Oi Ana
    Deve ser muito bom fotografar onde descortinamos uma vista bonita e o elevador parece ser um ponto turístico ideal. Lá do topo já imagino a beleza !
    O termo 'ex,libris' é por ser algo simbólico e representativo não?entendia mais como patrimônio nacional etc, enfim os lugares antigos tipo excepcionais também são considerados ex.libris,não?
    hehehe querendo aprender contigo Ana rs pensava mais como marcas em livros da antiguidade_ expressões latinas fogem-me ao entendimento,mas já entendi, rs
    Bonito mesmo o elevador.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Lis!
      O termo ex-libris, normalmente é utilizado como algo que representa de forma bem simbólica e característica algum lugar. Neste caso, significa que é um dos locais de passagem quase obrigatória para quem vem conhecer Lisboa, e de onde se pode desfrutar de uma magnífica vista sobre a cidade e o rio.
      E depois é um edifício bem interessante, do início do século passado... já vale a pena conhecer, pelo interesse histórico e estilo arquitectónico da estrutura de metal rendilhado.
      Fica a dica... para quando vier até cá, ao nosso país, Lis!
      Beijos
      Ana

      Eliminar
  3. Acho que nunca o vi... Ou se o vi, foisó de relance.
    É um "bicho" muito elegante e uma bela peça escultórica. Mas acho que umas escadas em caracol, também ficariam muito bem nesse sitio. Mas é claro que teriam muito menos visitas.
    :-D

    E uma fotografia tirada lá de cima, para quando?
    O que se vê?
    Vale a pena a subida?
    Quanto é custa (acho que neste pais nada é de graça)?
    Se alguém sofrer alguma coisa lá em cima, depois o INEM sobe lá cima com a ambulância?
    Ou atira-se a pessoa cá para baixo?
    :-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está um belo local... com grades... para o Remus vir conhecer in loco, in louco, locked in... ou algo que se pareça.
      Vou averiguar pormenores e depois digo... não há notícias de que ninguém desça de pára-quedas...
      Mas a vista compensará o tempo de espera, visto ser um sítio super concorrido.
      Juízo! Um abraço
      Ana

      Eliminar
  4. Obrigada, Jéff!
    Então já valeu pela dica... para você ir conhecer, quando vier.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Bela perspectiva, Ana! Bem lançada esta foto! Não sei se teve algum trabalho de edição, mas os tons ficaram bem interessantes!
    Só subi neste elevador uma única vez na vida e não foi assim há muuuuuitos anos :). Devo dizer que não me lembro de ter sentido tanta vertigem que nunca mais lá subi! Nem consegui reter recordações da paisagem! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Diva!
      Acho que devo talvez ter intensificado ligeiramente as cores... já não me lembro bem...
      Sei que já lá fui acima uma vez... mas já foi há uns aninhos valentes, pelo que também não tenho grande recordação do que vi...
      Por acaso é um sítio onde passo com alguma frequência, quando vou a Lisboa... mas há sempre uma fila enorme de turistas... pelo que não se tem proporcionado, ir lá acima novamente...
      Quem sabe um dia destes?...
      Beijos, Diva! Obrigada pela visita e comentário.
      Ana

      Eliminar
  6. já há muito que não passo por ai... não há dúvida que é uma obra excepcional... gosto das tonalidades desta foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sempre um mar de gente à volta... filas de turistas que nunca mais acabam... senão já lá teria ido espreitar acima... fui lá há imensos anos, e realmente apercebi-me de que a vista é fabulosa, mas já não retenho muito do que vi...
      Abraço
      Ana

      Eliminar
  7. As filas e aglomeração de pessoas me fazem sair de perto, seja lá o que for de maravilhoso. Mas fiquei realmente com vontade de ver a cidade do alto. Anotado para o dia que for a Portugal, a Lisboa.

    A foto está excelente, percebe-se muito bem o cenário, com uma arquitetura belíssima. Gostei muito Ana, deixo aqui mais um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este elevador proporciona uma fantástica vista da cidade... o único inconveniente... é ser muito concorrido, pelos turistas!
      Eu mesma penso lá ir acima... e acabo mudando de ideia, quando vejo o tamanho da fila esperando...
      Costumo ir a um local, bem em frente dele... que é uma casa comercial, com um cafézinho no ultimo andar... que me proporciona uma magnífica vista também, sobre a cidade e a margem sul do Tejo... e sem qualquer stress... :-D
      Beijos, Gloria! Bom domingo! E pedindo desculpa pelo atraso na resposta, por aqui...
      Ana

      Eliminar